Testamos o autosserviço do McDonald’s

Por: Laura Navajas 3.466 views

Quiosques touch screen espalhados pela loja permitem “pular” a etapa de fazer o pedido, diminuindo o tempo de espera na fila. Veja como foi

cred: Laura Navajas

Dizem que o brasileiro aprecia um contato humano. Essa, aliás, é uma das razões pelas quais a loja física ainda é tão importante. Eu, particularmente, sou dessas que gostam de um vendedor para dar opinião, ajudar, sugerir. Mas confesso que, em algumas horas, é bom não ter que falar com ninguém.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Assim, achei bem interessante a iniciativa do McDonald’s em algumas lojas aqui no Reino Unido: totens touch screen espalhados pela loja onde é possível fazer o pedido sem nenhuma interação humana. Depois, basta ir ao balcão e esperar que chamem sua senha. Pelo totem, não só dá para escolher o que se quer, como também personalizar e pagar, via cartão de crédito ou débito.

No meu caso, fiz o pedido do café da manhã, um combo ao estilo britânico: um egg muffin, um mochaccino e um “hash brown” (espécie de bolinho de batata frito, que eu não achei muita graça). O mochaccino eu personalizei (sem creme), mas veio errado (com creme). Claro que só percebi depois de beber bastante, então não troquei.

Espera

Esperamos um tanto pela elaboração do pedido, a loja não estava tão cheia, mas todo mundo que estava na loja fez o pedido pelos totens, em pelo menos 30 minutos que fiquei por lá, vi uma única pessoa pedir algo no caixa. O sistema parece inteligente, um pedido mais simples é passado na frente do outro, de modo que, quando voltei ao totem para comprar uma água, não precisei esperar tanto.

 
 
 
 
 

Essa tecnologia ainda não está disponível em todas as lojas. Nem mesmo aqui no Reino Unido. Eu usei o serviço em uma das lojas de Manchester, onde vi os totens pela primeira vez. Em uma pesquisa, descobri que nos EUA e mesmo no Reino Unido os totens já existem desde 2015 e os clientes gostam, tanto que mais lojas estão aderindo.

Para o Brasil, a promessa é que, ainda este ano, algumas lojas passem a usar os totens interativos para o pedido. O concorrente, o Bob’s, já faz uso dessa tecnologia em suas lojas desde o ano passado. E a ideia é que todas sigam o mesmo padrão – mas sem eliminar o atendimento do balcão.

Por aqui, tem dado certo. A pergunta é se no Brasil os brasileiros vão abrir mão do contato humano.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.