Santander lança carteira digital que permite compras sem o cartão físico
Agora, o consumidor pode realizar compras sem uso do cartão físico, somente aproximando o celular da maquininha do cartão. Conheça a solução

O banco Santander lançou sua carteira digital. Agora, os consumidores podem fazer compras sem o uso do cartão físico de débito ou crédito. Segundo a instituição, a solução pode ser usada por cerca de 2 milhões de clientes.
A ferramenta está disponível no aplicativo de cartões do banco, o Santander Way. Funciona assim: o cliente entra no app, clica no botão NFC e habilita o cartão. Nesta etapa, o Santander homologa o cartão e o aparelho. A partir daí, o cliente informa o código de segurança (CVV) e a validade do cartão e digita a senha enviada por SMS ou via token.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Depois disso, nas lojas, o cliente aproxima seu celular com tecnologia NFC (Near Field Communication) a uma maquininha de cartão (POS) que aceite a mesma tecnologia. Ele digita a senha do celular ou desbloqueia o aparelho com a impressão digital e conclui a operação.
Realidade X Expectativa
Hoje, grande parte das maquininhas de cartão tem a tecnologia por aproximação. Contudo, ainda há uma relutância por parte dos varejistas em aderir á tecnologia.
Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), em 2016, o comércio somou 4,1 milhões de POS (point of sales). Desse total, 60% delas já têm a base para pagamento por aproximação.
“Estamos empenhados em entregar soluções inovadoras e diferenciadas, utilizando a tecnologia a favor dos clientes, e o pagamento por aproximação vai nessa direção, ao complementar nossa gama de ferramentas e ampliar significativamente o potencial de novos usuários”, afirmou em nota Rodrigo Cury, superintendente executivo de Cartões do Santander.
“Se ofereceremos aos nossos clientes a possibilidade de gerenciar o uso de seus cartões por meio de um smartphone, por que não realizar compras pelo dispositivo?”, disse Cury.