Parceria é prioridade para startups
Para 43% das startups de alta tecnologia, parcerias com outras empresas são o caminho prioritário para entrar no mercado

De acordo com estudo “What Deep-Tech Startups Want from Corporate Partners”, lançado pelo The Boston Consulting Group (BCG), a parceria com grandes empresas é uma das estratégias utilizadas por startups de alta tecnologia para desenvolvimento do seu negócio.
Enquanto 95% dos empreendedores querem desenvolver essas parcerias a longo prazo, apenas 57% consegue fazer isso de fato, aponta o estudo.
O estudo do BCG indica que 80% das startups classificam o financiamento como prioridade principal.
Contudo, quando buscam parcerias corporativas, o financiamento é prioridade para 25% dos empreendedores.
Para 43% das startups que procuram corporações, o acesso ao mercado é o principal motivo de parceria.
Conhecimento do negócio é a segunda principal razão, apontada por 25% dos respondentes.
O estudo do BCG indica que alguns obstáculos que precisam ser superados:
Startups com preparação inadequada, incluindo falta de transparência na proposta de valor, aplicação e conceito;
As duas partes falham em definir claramente como será a relação desde o início, incluindo visão, negócios, conhecimento e objetivos de recursos humanos;
Falta de alinhamento sobre timing e processos, gerados pela complexidade e demora em decisões corporativas;
Falta de status e papéis claros para as startups dentro da empresa maior;
Nenhum patrocínio de alto nível para a inicialização dentro da corporação;
Falta de buy-in do negócio no lado corporativo.