Mercado de trabalho brasileiro inicia 2017 em baixa

Por: Raisa Covre 2.263 views

Os indicadores Catho-Fipe de janeiro apontam baixa na comparação anual. Ao mesmo tempo, alguns números estão estáveis com relação a dezembro. Entenda

Shutterstock

O mercado de trabalho brasileiro está passando por uma fase bastante complexa. Na comparação de janeiro de 2017 com o mesmo período de 2016, todos os indicadores Catho-Fipe apresentam queda. Com relação a dezembro de 2016, alguns resultados mostram estabilidade.

O Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, que mede a concorrência entre candidatos por uma vaga de emprego, registrou queda de 31,43% a janeiro de 2016. Em relação a dezembro, a retração foi de 1,3%, a sétima consecutiva nessa base de comparação. Valores mais baixos desse indicador indicam um baixo poder de barganha dos trabalhadores, já que as vagas disponíveis no mercado estão baixas.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Desemprego
O Índice de Novas Vacâncias registrou recuo de 10,3% na comparação com janeiro de 2016. Já em relação a dezembro, houve crescimento de 0,5%, um número considerado estável. Essa análise é feita com base na razão entre novas vagas de emprego (Índice Catho-Fipe) e população economicamente ativa (PME-IBGE, PNAD-C IBGE). Quanto maior o seu valor, menor tende a ser a taxa de desemprego.

No indicador de Novas Vagas de Emprego, a retração foi de 8,8% com relação ao observado em janeiro de 2016. As organizações chamam a atenção para o fato de que o resultado se mantém em níveis inferiores aos observados durante a crise internacional de 2008-2009. Na comparação mês a mês, em relação a dezembro de 2016, o indicador apresentou elevação de 2,5%.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.