Google lança Datally no Brasil para otimizar uso da internet móvel

Por: Raphael Coraccini 3.058 views

O Datally é parte da estratégia do Google de avançar sobre os mercados em desenvolvimento e driblar problemas de conectividade e infraestrutura

Crédito: Shutterstock

O Google disponibiliza, hoje (30), para o Brasil e demais países da América Latina seu aplicativo de gerenciamento de dados de internet móvel, o Datally. A ferramenta já conta com mais de 500 mil usuários pelo mundo e têm nota 4,5 na Google Play Store.

O novo aplicativo pretende ampliar a participação do Google em mercados em desenvolvimento como o brasileiro, onde o acesso à internet móvel tem problemas por questões relacionadas a custo e infraestrutura. “Os brasileiros nos mais diversos lugares do país acordam avisados do limite de sua conexão. O Google quer continuar ajudando na promoção da democratização digital”, garante o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O Datally bloqueia dados para aplicativos não prioritários quando solicitado pelo usuário e é capaz de mostrar, por exemplo,  quanto consome de dados uma foto aberta no Instagram. Identifica, também, redes Wi-Fi próximas, apontando cada uma delas no Google Maps. Exibe, em gráfico, quanto consome dos dados móveis os aplicativose em quais momentos do dia o usoé mais intenso, algo parecido com o que faz o buscador do Google quando exibe o horário de pico de lojas, restaurantes e serviços de transporte.

 

Datally e a estratégia do segundo bilhão

O Google ostenta mais de um bilhão de usuários em todo o mundo em suas diversas ferramentas. O Datally aparece como parte importante (junto com o programa voltado para pequenos e médios negócios) da estratégia da empresa para atingir o segundo bilhão de usuários. O uso otimizado dos dados em telefonia móvel é considerado essencial para que o Google seja usado com maior frequência, especialmente em mercados em desenvolvimento.

O aplicativo está disponível apenas para Android.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.