Como motivar os Millennials no trabalho?
Saiba como as ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ de 50 países estão lidando com as demandas dos profissionais da Geração Y

Para lidar com um ambiente multigeracional, os líderes de empresas de diferentes segmentos precisam desenvolver novas habilidades de gestão. É que os Millennials têm outra forma de enxergar o trabalho.
De acordo com o levantamento do GPTW (Great Place to Work)com as 50 Melhores Empresas para Se Trabalhar do País, o cenário estabelecido é: enquanto milhões de “baby boomers” estão se retirando do mercado de trabalho, entram os jovens da Geração Y, que passam a trabalhar sob o comando da Geração X. Para os profissionais nascidos entre 1980 e 2000 pesam várias críticas dos mais experientes. A mais contundente talvez seja a afirmação de que os “Ys” exigem que as empresas se adaptem a eles e não o contrário.
Para descobrir como as empresas de mais de 50 países estão lidando com essas novas demandas, o GPTW realiza uma análise do ambiente corporativo para descobrir o que elas fazem para motivar e acomodar os desejos das novas gerações. As empresas precisam estar atentas às vantagens de se trabalhar com essas diversas gerações.
Vantagens da Geração Y
Segundo a análise global, entre as características dos Millennials estão o otimismo, a disposição em exercer o dever de cidadão, sociabilidade, apego às amizades, facilidade de aprendizado e alto interesse na vida profissional. Especialistas afirmam que essa geração é a favor do trabalho coletivo, demonstrando tenacidade e até heroísmo.
Vantagens da Geração X
Como os Millennials não possuem habilidades emocionais para lidar com pessoas difíceis no trabalho, é nesse contexto que a liderança do X vai ajudar. Porque ela deve entender que essa geração prefere sair do trabalho às 17 horas, porque tem uma vida para viver.
Na prática cotidiana, ambos têm uma excelente oportunidade de aprender mutuamente.
Como motivar e preparar a Geração Y?
Os especialistas em ambiente corporativo concordam que embora seja importante, o salário não é o fator determinante para motivar o jovem profissional. As organizações que fazem parte do ranking de “Melhores Empresas para Trabalhar”, por exemplo, oferecem novos desafios profissionais, como a possibilidade de atuar no exterior, engajamento em iniciativas de responsabilidade socioambiental e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
De acordo com Rui Shiozawa, CEO do GPTW, os profissionais da Geração Y são mais exigentes porque buscam mais do que salários e benefícios. “Eles compõem uma geração movida a desafios contínuos. A mensagem que passam aos gestores é que o comprometimento e a permanência na empresa estão estreitamente ligados à capacidade de inovação da organização, e ao investimento que a companhia faz para se conectar com tendências emergentes e manter esse funcionário estimulado”, explica. “Construir um ambiente em que a hierarquia não seja sinônimo de burocracia profissional é uma característica importante para as empresas que desejam atrair talentos dessa geração”, completa o executivo.
Shiozawa destaca ainda que o levantamento revela que as aspirações são comuns às outras gerações. “ Os Y mostram que mantêm a mesma busca das gerações anteriores: um excelente lugar para trabalhar no qual possam desenvolver relações de confiança”, afirma o executivo. “A comunicação transparente é extremamente relevante quando lidamos com os Millennials”, complementa.
As práticas de gestão de pessoas de maior impacto na motivação dos Millennials são: treinamento ou formas de desenvolvimento profissional; encorajamento para equilibrar vida profissional e social; acesso direto aos chefes; oportunidade de contribuir com a comunidade; e sentimento de “família” e equipe.
Outros pontos relevantes citados no levantamento dizem respeito à equidade de tratamento, independentemente da cor, etnia, gênero e orientação sexual; orgulho de trabalhar na empresa; sentir-se bem-vindo na companhia; e reconhecer que é um lugar fisicamente seguro para trabalhar.
Além disso, o estudo mostra que a habilidade para ouvir e estar atento às novas demandas são cruciais. “A autenticidade na liderança é um dos aspectos mais respeitados pelos jovens. Eles valorizam, ainda, a liberdade para inovar”, afirma o executivo.
Veja as práticas adotadas pelas empresas que são benchmark em gestão de jovens:
– Perceber os talentos e ajudá-los a potencializar o desempenho individual;
– Oferecer oportunidades de desenvolvimento (inclusive, oportunidade para que o jovem se torne líder);
– Dar feedback contínuo;
– Cultivar o respeito mútuo;
– Ter mente aberta para ouvir sugestões;
– Mostrar que existem diretrizes e objetivos claros a serem seguidos;
– Não valorizar em demasia a hierarquia;
– Autenticidade;
– Mais colaboração;
– E firmeza na comunicação.