Com Assaí, vendas do GPA crescem 7,6% no primeiro trimestre
Novamente, a bandeira de atacarejo da companhia ajudou a elevar os resultados do primeiro período de 2018, com crescimento de dois dígitos
As vendas do GPA cresceram 7,6% no primeiro trimestre deste ano, segundo reportou a companhia. Ao todo, a companhia registrou uma receita bruta total de R$ 12,3 bilhões. No conceito “mesmas lojas”, aquelas abertas há mais de 12 meses, o crescimento nas vendas foi de 4,8%.
Segundo a companhia, a empresa poderia ter registrado vendas ainda maiores, não fosse, novamente, a declação dos alimentos, de 4% considerando o período.
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Altos e baixos
Mais uma vez, a estrela desse crescimento foi a bandeira de atacarejo da companhia, o Assaí, que registrou um aumento de 25% na receita bruta, para R$ 5,5 bilhões.
Esse crescimento deve-se, segundo o GPA, a abertura de 20 lojas da bandeira – que garantiram um aumento de R$ 1 bilhão em vendas.
No conceito “mesmas lojas” houve um crescimento de 9,9%.
O Multivarejo da companhia, formado pelas demais bandeiras de supermercados, hipermercados e mercados de vizinhança, apresentou queda de 3,3%, totalizando uma receita bruta de R$ 6,8 bilhões.
No conceito “mesmas lojs”, o Multivarejo apresentou alta de 0,7%.
De acordo com a empresa, parte dessa queda deve-se ao incêndio que atingiu o CD de refrigerados da companhia, que ocorreu em dezembro de 2017. Esse CD abastecia 496 lojas em categorias de carne e perecíveis – que representam 13% das vendas.
Segundo a empresa, a perda estimada de vendas pelo efeito da ruptura de produtos em janeiro e fevereiro é de cerca de R$ 200 milhões.
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Ajustes
Para reverter essa queda do Multivarejo, a companhia implantou ajustes na política comercial a partir de março, que resultaram em uma reversão da tendência negativa de janeiro e fevereiro.
Com isso, o crescimento de vendas ‘mesmas lojas’ em março alcançou 11,8%. A companhia elenca como fatores para o crescimento o Maior dinamismo das ofertas em datas comemorativas, como Dia da Mulher e Semana do Consumidor; a Ampliação da visibilidade das promoções no ambiente das lojas com promoções mais horizontais e diminuição da ruptura; o Reforço do programa de fidelidade com o lançamento de “Meus Prêmios” no mesmo aplicativo “Meu Desconto”, que já conta com cerca de 5 milhões de downloads; e a Normalização das operações do CD e do abastecimento das lojas em março.
Ao final do primeiro trimestre, o GPA encerrou com 1.788 lojas.
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