Carrefour começa a vender alimentos “feios” em São Paulo

Por: Camila Mendonça 4.229 views

Uma das maiores companhias de supermercados do País lança o programa Únicos para vender frutas e legumes fora do padrão estético para reduzir o desperdício

cred: Divulgação

Quem acompanha a NOVAREJO, conhece a iniciativa do Intermarché, um supermercado francês que passou a vender alimentos considerados “feios”, em campanha contra a fome em 2014. Talvez você não saiba, mas antes de chegar a prateleira, alguns alimentos como frutas e legumes passam também por critérios estéticos.

Agora, o Carrefour, uma das maiores redes de supermercados do mundo, lançou iniciativa semelhante aqui no Brasil. A ideia é vender dez tipos de alimentos fora do padrão estético com descontos a partir de 30% para combater e reduzir o desperdício. Veja, esses alimentos considerados “feios” são tão saudáveis quanto os demais.

“O desperdício começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura, porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo. A transformação dos hábitos de consumo exige inovação e informação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética”, disse em nota Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

“Criamos o Únicos para reforçar a mensagem de que, além da mesma qualidade dos demais produtos, esses itens ainda são mais atrativos devido aos seu formato exclusivo e único, característica que dá nome a este programa. Vamos mostrar ao consumidor que um alimento tem suas propriedades preservadas, independentemente da sua aparência, colaborando para mudar a cultura de desperdício que é ainda mais forte em nosso País.”

O projeto Únicos do Carrefour é parte da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo e será colocado em prática em alguns hipermercados da rede em São Paulo (SP). Esses alimentos serão comercializados todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado.

Desperdício

No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.

Em fase de implantação nas lojas do Carrefour, o programa Únicos está disponível inicialmente em dois hipermercados da rede na capital paulista, localizados nos bairros Pinheiros e José Bonifácio.

Esta não é a primeira iniciativa da companhia de combate ao desperdício. Desde 2015, o Atacadão, bandeira de atacarejo da companhia, vende alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’. A iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.