5 características do líder inovador

Por: Editor NV 3.471 views

A técnica é importante na hora de gerir a equipe, mas algumas competências comportamentais são fundamentais para ter bons resultados

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O ato de liderar se renova constantemente. Hoje, o líder não é mais simplesmente o detentor de poder, que designa funções e cobra resultados, mas sim uma pessoa inspiradora que engaja, ajuda a equipe e forma sucessores.  O perfil do novo líder está em ir além dos limites, olhar para onde todos estão olhando e enxergar o que ninguém viu, acompanhar as novas gerações, a mudança das pessoas, das organizações e do mercado.

É preciso saber liderar a si mesmo para poder liderar corretamente outras pessoas, por isso, é necessário cuidar e fortalecer as competências pessoais e a inteligência emocional para manter o foco e para que as interferências não o desviem do objetivo.

Outro quesito muito importante na liderança é o carisma. Ele é uma qualidade fortemente ligada à imagem do líder e com ele podemos e saberemos encantar colaboradores e clientes. O carisma é, em síntese, a força e o poder da presença da pessoa, que contribui para torná-la inesquecível e encantadora.

Além da autoliderança e do carisma, podemos evidenciar mais cinco competências de liderança que são buscadas pelas empresas atualmente. São elas:

1. Atenção ao capital humano: para o líder, reconhecer as experiências e competências das pessoas da sua equipe é fundamental para a construção e a manutenção de equipes sólidas e bem sucedidas, bem como para a concretização de resultados.

2. Inspiração para a equipe: a valorização de um ideal, um sonho, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, são considerados a principal fonte de impulso para o sucesso da equipe.

3. Motivação catalisadora: o foco do líder é manter vivas nos colaboradores as extraordinárias forças criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem do papel para alcançar os resultados escolhidos.

4. Capacidade e abertura para aprender: o líder precisa estar atento e aberto ao novo, às mudanças dos contextos, à análise dos cenários e sempre disposto a aprender. Isso permite se reinventar quando necessário e inovar, criando as estratégias adequadas para alcançar os resultados.

5. Maestria na comunicação: a comunicação é uma habilidade fundamental para um líder para uma maior compreensão, entendimento e alinhamento com os colaboradores.

Por meio de uma comunicação verbal e não verbal eficaz, o líder fortalece nas relações interpessoais e nas equipes um contexto de cooperação e integração.

*Eduardo Shinyashiki é consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes e presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki

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