A ascensão da Netshoes na rede social da moda, o Instagram
Filtros, interatividade, real time e, agora, loja on-line. O Instagram seduziu a Netshoes, que alavancou as vendas da Zattini por meio da nova ferramenta, o Collection
O Instagram tem despertado especial interesse da Netshoes. A empresa mantém nessa rede social perfis de suas marcas Netshoes, Zattini e Shoestock. “Essa rede social ganha ainda mais importância pelo número de usuários ativos, que chega perto da casa do bilhão. Além disso, o Brasil tem a segunda maior base de usuários”, diz André Shinohara, Diretor de Vendas e Marketing da Netshoes.
O diretor destaca ainda que a rede tem como grande atrativo sua ferramenta Stories, responsável por garantir maior interatividade com o usuário. O Instagram também tem a capacidade de atingir um público bastante identificado com o digital e com o consumo eletrônico.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Shinohara aponta que os perfis da Zattini e da Shoestock no Instagram nasceram com as marcas, que tiveram caminho aberto nesse ambiente por meio de campanhas estruturadas para o Stories e também para o feed. Hoje, a aposta é na opção Coleção, que, por enquanto, está sendo empregada apenas na Zattini.
No Instagram Collection, a Zattini encontrou um importante meio de aumentar a conversão. “Desde que passamos a usar este recurso, no primeiro semestre, vimos um aumento de 6,3% no aumento de conversão via Instagram e um custo 41,9% menor comparado a outro formato de anúncio”, revela.
Mais que produtos, experiências
Apesar do potencial do Instagram para ser um canal importante de conversão, as marcas precisam de uma estratégia de vendas mais sutil nesse ambiente. “O consumidor do Instagram não está buscando um produto ou uma oferta como o consumidor do e-commerce. Mas ele busca, principalmente, conteúdos e experiências com a marca. Busca dicas, ajuda e informação”, explica Shinohara.
A venda, segundo o executivo, deve ser um dos objetivos da marca no Instagram, mas nunca o único. Ele afirma que a ideia é que a rede social contribua para a construção da marca e facilite a integração da empresa à vida do cliente. Quanto mais natural esse processo for, mais espontaneamente as vendas virão.
Além do Instagram, a Netshoes atua no Twitter, Facebook e LinkedIn e tem estratégias específicas para cada rede. “Enxergamos as redes sociais como fundamentais para o negócio, seja para conversão, seja para relacionamento. Ao final, o que vai fazer a diferença é a experiência propiciada ao usuário para que possamos, cada vez mais, ganhar não apenas clientes, mas embaixadores de nossas marcas em seus respectivos perfis”, afirma o porta-voz.
Há quase dez anos
A presença da Netshoes nas redes sociais começou em 2009, com o então popular Orkut, rede na qual os brasileiros eram os frequentadores mais assíduos do mundo e que deu uma demonstração bastante clara de como o mercado brasileiro na internet poderia ser promissor para as marcas que soubessem se posicionar nesses ambientes de intensa interatividade. No Twitter, assuntos amplamente discutidos no Brasil estão, com frequência, entre os mais comentados no mundo inteiro. E a solidificação do Brasil como grande polo de acesso às redes sociais aconteceu com o Facebook e, agora, com o Instagram.
Para ganhar destaque nesses ambientes e afinidade com o consumidor, a Netshoes se propôs a acompanhar não só a evolução das próprias redes sociais e os recursos tecnológicos que foram incorporados a elas ao longo do tempo, mas também, e principalmente, a mudança de comportamento do consumidor e seu tráfego pelo ambiente on-line.
Nativa digital, a Netshoes nasceu focada em atender à demanda por velocidade e comodidade nas relações de compra. E, como toda marca exclusivamente on-line, ela enfrenta o desafio de oferecer uma experiência mais intensa e afetiva ao consumidor em um lugar que, em sua gênese, era frio e distante da internet.
Com as redes sociais, consumidores encontraram um lugar para compartilhar suas alegrias, suas aflições, seus sonhos e suas realizações. E, agora, para concluir suas experiências de compra e influenciar o consumo de sua rede de contatos.