5 Soluções de tecnologia indispensáveis ao varejo em 2018
2018 promete ser o ano da transformação digital; conheça as soluções de tecnologia que deverão ser empregadas com prioridade nessa pequena revolução
Por enquanto, muitos players do varejo ainda acreditam que os mundos on-line e off-line estão disputando o consumidor. Essa mentalidade deve ser mudada em 2018, com a obrigatoriedade de se juntar os dois ambientes. A pena pode ser de perdas irreversíveis ao varejista que não atender às novas experiências de compra que as pessoas estão exigindo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A Linx, empresa de tecnologia que atende 45 mil lojistas no Brasil e cerca de 40% do varejo nacional, aponta quais são as cinco tecnologias mais urgentes aos varejo neste ano. A lista é do vice-presidente de Operações da companhia, Jean Klaumann.
Chatbots
A gestão do relacionamento com o cliente no ambiente virtual precisará se tornar mais inteligente. Alguns provedores de tecnologia para o varejo já permitem ferramentas on-line que ofereçam todo dia de assistência pelas redes sociais e sites. O SAC deve migrar para o ambiente virtual e as empresas precisarão estar prontas para isso se quiserem reter os clientes.
Migração para a nuvem
A otimização de processos e atividades passa necessariamente pela armazenagem na nuvem. Atualmente, já existem lojistas apostando neste modelo. A previsão da Linx é de que 50% da carga de trabalho seja migrada do ambiente físico para o virtual em 2018. Em três anos, o número deve saltar para 90% de todo o processamento estabelecido, que passará quase totalmente para a nuvem.
Big data, data lake e inteligência artificial
A nuvem permite criar um grande banco de dados alimentado em tempo real. Com isso, varejistas podem conhecer melhor seus consumidores, entender o perfil e o comportamento de cada um. Essas informações servem para criar planos de fidelidade personalizados, além de oferecer produtos e promoções pautados no histórico de compra do cliente.
Omnichannel
A palavrinha da moda será cada vez mais utilizada no estudo que o lojista deve desenvolver sobre o caminho que leva o consumidor a comprar. As pessoas estão, cada vez mais, pesquisando pela internet e fazendo compras no varejo físico. Neste cenário, o conceito consiste na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. As principais vantagens desta integração são redução de custos de frete, tempo de entrega, ganhos fiscais, maior conversão de vendas, geração de fluxo em loja, além de uma gestão de estoque mais inteligente.
Reengajamento no e-commerce
No ambiente virtual, é comum que consumidores busquem produtos, adicionem ao carrinho, mas não finalizem a compra. Nesses casos, os sistemas de retargeting são capazes de reverter o abandono e trazer o usuário de volta para o site. Recuperar vendas consideradas perdidas é algo que o e-commerce pode fazer de maneira bastante eficiente.
Leia mais:
Transformação digital exige derrubar os muros entre as áreas da empresa