5 Setores que mais contrataram no primeiro semestre
Pesquisa da Michael Page mostra quais são os segmentos que contrataram mais pessoas nos primeiros seis meses deste ano. Vendas é um deles
Ao contrário do que se pode imaginar não são todos os setores da economia que estão demitindo. Muitas áreas já voltaram a contratar, de olho na retomada. É o que mostra pesquisa da Michael Page.
“Verificamos que alguns segmentos já começam a reagir. Mesmo com o cenário político conturbado, algumas empresas procuraram buscar profissionais de olho numa possível melhora da economia”, disse Ricardo Basaglia, diretor-executivo da Michael Page.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“Alguns indicadores já apontaram essa gradual recuperação econômica, refletindo diretamente nas estratégias das empresas. Com essa sensível melhora, as companhias acabam se preparando para uma eventual retomada do crescimento e esse ajuste passa pela contratação de profissionais que possam dar o suporte necessário”, explicou.
De acordo com a consultoria, alguns setores conseguiram se destacar, Confira:
1. Vendas
Cargo: Head of Sales – Gerente Comercial
Área de atuação: Tecnologia – Cybersecurity
Percentual de aumento no semestre: 21%
Motivo para alta em 2017: Mercado em franca expansão devido a carência no Brasil desse tipo de segurança.
Cargo: Gerente Comercial / Gerente de Novos Negócios / Business Development Manager
Área de atuação: Industria Química
Percentual de aumento no semestre: 20%
Motivo para alta em 2017: Retomada da indústria e investimento das empresas nas áreas de negócios/frente comercial.
2. Marketing
Cargo: Gerente de Marketing de Performance
Área de atuação: Tecnologia e Serviços em geral
Percentual de aumento no semestre: 19%
Motivo para alta em 2017: Mercado de digital em crescimento com abandono do modelo tradicional de marketing.
3. TI
Cargo: Head de BI e Big Data
Percentual de aumento no semestre: posição nova
Motivo para alta em 2017: esses profissionais cuidam da gestão e análise de dados com o objetivo de garantir eficiência e rentabilidade. Cada vez mais serão imprescindíveis para a competitividade das empresas, e já são requisitados em tomadas de decisões, sobretudo para encontrar informações qualitativas, métricas, indicadores e as variáveis de risco ao negócio.
Cargo: Cientista de dados
Percentual de aumento no semestre: posição nova
Motivo em alta 2017: As empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado, CRM / DBM, análise de dados estruturados e não estruturados. Isso mostra a consolidação da área digital e tecnologia atuando diretamente no negócio das empresas.
4. Farma/ Saúde
Cargo: Gerente Comercial – Promoção a Saúde
Área de atuação: Saúde/ Serviços
Percentual de aumento no semestre: 20%
Motivo para alta em 2017: Mercado de saúde em fase de profissionalização, com a entrada de investimento no setor, fundos de investimentos se interessando cada vez mais pelo segmento, e abertura de capital para investimento ou venda possibilita estas mudanças. E a busca de qualidade de vida e redução de custos corporativos, são fatores importantes para esta tomada de decisão.
Cargo: Diretor/ Gerente Geral – Hospital /Clinicas
Área de atuação: Saúde
Percentual de aumento no semestre: 30%
Motivo para alta em 2017: Oxigenação pós crise e melhoria de qualidade, são os principais motivos. O aumento da profissionalização no setor e da redução de custos no mercado possibilitou aumento de concorrência. O cliente está mais exigente em relação a qualidade.
Cargo: Gerente de Acesso
Área de atuação: Indústria Farmacêutica e Dispositivos Médicos
Percentual de aumento no semestre: 17%
Motivo para alta em 2017: Interesse das indústrias de penetração e estabelecimento no mercado (tanto o público como também o privado).
Cargo: MSL (Medical Science Liaison)
Área de atuação: Indústria Farmacêutica e Dispositivos Médicos
Percentual de aumento no semestre: 25%
Motivo para alta em 2017: O profissional tem uma participação grande no desenvolvimento e introdução de novos produtos ao mercado.
5. Serviços Financeiros
Cargo: Gestor de Marketing Digital
Percentual de aumento no semestre: 50%
Motivo para alta em 2017: Mercado de serviços financeiros está se “digitalizando”, o que justifica o crescimento das “Fintechs”. O consumidor está cada vez mais habituado com as ferramentas de tecnologia e com uma experiência de consumo mais inovadora.
Sobre a Michael Page