Pernambucanas lança coleção-cápsula sustentável

Idealizada pela estudante de moda Tayná Raffaine, ganhadora do concurso Talentos da Moda Sustentável organizado pela varejista, a coleção será produzida 100% com tecidos que não seriam mais comercializados

Pernambucanas

Crédito: divulgação Pernambucanas

Seguindo à risca as tendências do mercado e também os anseios do consumidor, a Pernambucanas decidiu lançar uma coleção sustentável. A iniciativa foi resultado da 2ª edição do concurso Talentos da Moda Sustentável, organizado pela varejista e apresentado em capítulos no canal do YouTube da marca (veja abaixo). O lançamento acontece em novembro e estará disponível em 33 lojas da rede, incluindo a loja online.

Os cinco looks que montarão a coleção deste ano têm a assinatura da designer de moda e vencedora do concurso, Tayná Raffaine, e foram produzidos com tecidos sustentáveis e sobras têxteis, que não seriam mais comercializados pela Focus Têxtil – parceira do projeto.

“Logo que vi a abertura das inscrições para o concurso corri para participar. Planejo agora iniciar um mestrado sobre o tema e quero entrar no varejo para fazer a diferença. A ideia é fazer com que a Moda Sustentável alcance o maior número de pessoas”, afirma Tayná, que se formou em Design de Moda.

Para o concurso foram selecionadas três participantes que tiveram como desafio elaborar coleções sustentáveis que apresentassem sintonia com o perfil de clientes da Pernambucanas. A vencedora superou as expectativas, propondo peças de grande versatilidade e modelagem pensada para um melhor aproveitamento dos tecidos no encaixe dos modelos.

Com o objetivo de mostrar todas as etapas que envolvem a criação de uma coleção completa (desde a concepção do produto até o ponto de venda), a primeira fase do concurso foi de imersão. As participantes foram conhecer e conversar com as principais áreas de negócio da empresa e fizeram também visitas guiadas às lojas e ao Centro de Distribuição, localizado em Araçariguama, interior de São Paulo.

“Toda essa base de conhecimento que a Pernambucanas nos ofereceu foi extremamente importante para desenvolver um bom trabalho. Foi uma experiência muito boa e totalmente nova para mim”, afirmou a designer.

Na etapa de desenvolvimento, elas puderam contar com o apoio e dedicação de um fornecedor parceiro da Pernambucanas e também de um membro da equipe de estilo da companhia.

Com isso as jovens designers conseguiram discutir e entender os detalhes de suas criações para chegar ao melhor resultado.

Entre as opções para desenvolver os projetos, tiveram a disposição diferentes tecidos à sua escolha, entre sobras têxteis (tecidos com baixa metragem e/ou baixa rotatividade) de tecidos e tecidos sustentáveis da Focus Têxtil (artigos produzidos por fornecedores homologados e sem químicos danosos).

Confira os resultados e o processo completo de criação das peças através dos episódios online disponibilizados pelo canal no YouTube da Pernambucanas:


+VAREJO SUSTENTÁVEL

Consumidor busca por varejo com marcas mais sustentáveis, diz estudo

Vivo inaugura loja sustentável