Black Friday: você sabe o que seu cliente está procurando nesta data?

Pesquisa mostra quais são as marcas e produtos mais procurados por gênero. Depois dos eletrônicos, comida é a principal escolha dos brasileiros.

O dia número um de compras no mundo se aproxima. A Black Friday atrai consumidores de todos os tipos pelos os mais variados canais de compra. Com tanta oferta no mercado é preciso saber o que essas pessoas estão buscando para ser assertivo na hora de criar estratégias de marketing.

Uma pesquisa realizada pela Taboola, plataforma mundial de descoberta de conteúdo, se dedicou exatamente a isso: saber, inclusive por gênero, quais são os produtos e marcas que os consumidores pretendem encontrar em ofertas na Black Friday.

Para isso, foram analisados mais de 400 mil artigos on-line no período de um ano com mais de 460 milhões de usuários únicos. Em cada um desses artigos incluía a frase ‘Black Friday’ para determinar os principais presentes e marcas de cada país.

Quando se fala do Brasil especificamente, tecnologia e comida são as primeiras escolhas. Smartphone foi o termo mais pesquisado pelos brasileiros, seguido do  termo comida e de mais tecnologia: laptop, jogos e música.

Para não ser desleal, a Taboola separou uma lista dos artigos mais procurados na data nos quatro cantos do planeta, desconsiderando os eletrônicos. Confira abaixo:

 

Também foram analisadas as marcas, que levam em consideração as fabricantes ou empresas onde o consumidor espera encontrar seus produtos durante a data.

No Brasil, a Lojas Americanas é a que mais atrai os internautas. O ranking se completa com Casas Bahia, Amazon, Samsung, Magazine Luiza e Submarino respectivamente.

No mundo, a Amazon despontou como a mais procurada. Apple, Nike e Samsung também se destacaram. Confira:

Depois das Lojas Americanas, quando se fala em gênero, a segunda marca de maior interesse do universo masculino é a Samsung, enquanto entre as mulheres a favorita é a Casas Bahia.

Na questão dos produtos, os itens de tecnologia ainda são os mais procurado por eles, seguido pelas mercadorias domésticas e relacionadas à música. Entre as mulheres, os itens relacionados à música são o número um na categoria, seguido de perto pelos alimentos.

Saber quais marcas e produtos estão liderando a área que você segmenta e observar como os grandes líderes estão se comportam nos momentos que antecedem a Black Friday pode ser determinante entre o sucesso ou o fracasso durante o processo de planejamento das vendas.


+ PESQUISA DO CONSUMIDOR

95% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa

Pesquisa mostra que geração Z gosta de fazer compras em lojas físicas

Pesquisa mostra WhatsApp como principal canal de atendimento de lojistas virtuais