7 dicas para engajar equipes e vender mais no Natal

Ter foco e implementar algumas práticas recomendadas, pode garantir que o gerente e a equipe de uma loja estejam preparadas para as vendas natalinas

Faltando praticamente dois meses para o Natal, uma das datas mais movimentadas para o varejo, muitas dúvidas podem surgir entre os varejistas para fazer com que um negócio alcance sucesso no período em questão.

A melhor estratégia é se preparar e planejar. Ter foco na implementação de algumas práticas recomendadas pode garantir que a equipe de uma loja esteja perfeitamente preparada para a data. Pensando nisso, o especialista em varejo Kevin Graff, publicou algumas dicas em seu site, Graff Retail. Veja como se preparar:

Conduza reuniões 

Reuniões curtas ou conversas individuais são a melhor oportunidade para treinar sua equipe e obter melhores resultados. Os tópicos podem variar entre a definição de expectativas, metas e feedbacks sobre o desempenho. Informações sobre promoções e novos produtos também são bons assuntos a serem pautados.


Veja o cenário da empresa

Uma iniciativa legal que um gerente pode fazer é andar e observar a loja. Ver como sua equipe está se sentindo também é importante. Pense em novos produtos e em sua localização. Fique atento aos padrões que possam exigir atenção ao longo do dia e identifique itens que estão esgotados ou com pouco estoque.


Saiba falar e ouvir

Saiba conversar e ser ouvido. Elabore uma maneira eficaz, e que valorize seu tempo de conversar, sobre vendas, metas, itens e taxas de conversão. Também é importante orientar os comportamentos de vendas por trás dessas métricas.


Um bom gerente reflete na equipe

Se um empreendedor está continuamente crescendo e melhorando sua equipe, automaticamente ele também contribui para seu próprio amadurecimento. Quanto mais um gerente desenvolve e valoriza as qualidades das pessoas de seu negócio, melhor uma loja vai funcionar e refletir positivamente no seu desempenho individual.


Trabalho em grupo

Tenha confiança em quem trabalha com você e não tente fazer tudo sozinho. Depois de treinar sua equipe, é importante saber que você pode contar com ela. Quando as tarefas são construídas juntas, o desempenho e lucro podem ser ainda maior.


Não tenha medo de conflitos

Nem tudo são flores. Os últimos meses do ano geralmente exigem uma grande dedicação e cobranças. Não tenha medo de conversar sobre problemas, mesmo que aparentemente pequenos,  para não gerar um estresse e afetar a produtividade. Aprenda a ter essas conversas difíceis quando necessário.


O jeito de vender

Uma loja de varejo só é bem-sucedida quando faz boas vendas e um profissional que valoriza as oportunidades em sua loja sempre terá sucesso. Impulsionar vendas de uma forma criativa é motivador, tanto para quem está à frente da empresa como para os funcionários. Comece a criar uma cultura de vendas mais leve em sua loja e veja bons resultados.


LEIA MAIS 

Como o Google ajuda PMEs a alcançar novos consumidores

Os oito pecados dos empreendedores

6 Dicas de livros para quem quer empreender