Walmart está usando realidade virtual para encontrar gerentes

Empresa quer identificar colaboradores capazes de relacionar prioridade. Walmart já usou a tecnologia para avaliar 10 mil funcionários

Walmart

O Walmart, empresa que mais emprega nos Estados Unidos com 1,5 milhão de funcionários, está usando realidade virtual para encontrar colaboradores aptos a assumir posições de liderança. A rede quer encontrar gerentes para suas 4.600 lojas, informou o Wall Street Journal.

Os óculos de realidade virtual são usados para avaliar os colaboradores em situações onde eles precisam priorizar tarefas importantes, o que é difícil de identificar durante uma entrevista simples. Até agora, 10 mil funcionários já passaram pelo teste.

A atividade faz parte de um esforço do Walmart para reduzir o número de gerentes em suas lojas e dar aos funcionários mais autonomia no desempenho de suas funções.

VOCÊ VIU?
Walmart vai entrar na casa dos consumidores e abastecer suas geladeiras

Em entrevista ao Wall Street Journal, Beth Nagel, gerente de RH do Walmart para a área de Pittsburgh, Pensilvânia, disse que os testes com realidade aumentada são um “ponto de contato em nosso processo de seleção. Não é um desqualificador”, ou parte obrigatório do processo de promoção.

Um funcionário de uma loja em Pittsburgh que está na empresa há 12 anos, por exemplo, conseguiu uma promoção para líder de equipe e um aumento de 10% depois de fazer a avaliação.

Ainda que o Walmart busque diminuir o número de gerentes, a empresa garante que não está usando a tecnologia para rebaixar funcionários com desempenho ruim.

Walmart