GPA lança plano para dobrar venda de carne suína até 2021

Rede vai dar mais exposição aos produtos nas gôndolas, criar cargo de especialista em suínos e ajudar no desenolvimento de fornecedores

GPA

Foto: Agência Brasil

O Brasil é o quarto maior produtor e o quarto maior exportador de carne suína, mas essa relevância de mercado não é refletida nos hábitos de consumo dos brasileiros. Isso porquê, embora a carne seja a mais consumida no mundo, o País ocupa apenas a 23ª posição – fator que evidencia o grande potencial dessa fatia do mercado na rotina dos brasileiros.

Diante desse cenário, o GPA lançou um plano de desenvolvimento que tem como principal objetivo dobrar as vendas de carne suína até 2021, além de aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue. O projeto conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e foi pensado para ser 360º, garantindo a qualidade desde a produção até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar e seus formatos (Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar, além do e-commerce alimentar das duas marcas).

A ABCS é responsável pelo Serviço de Registro Genealógico de Suínos (SRGS) de todo o país e por meio dele faz o controle genético do rebanho, garantindo que a carne que chega à mesa do consumidor atenda aos padrões de qualidade determinados pela indústria brasileira. Esse controle é complementado pelos cuidados das granjas e frigoríficos com a biosseguridade das instalações e dos processos adotados por colaboradores. Por isso, o GPA buscou uma parceria com a associação.

Uma das frentes de atuação do plano de desenvolvimento de suínos é na produção e envolve treinamentos, capacitação nas granjas fornecedoras e consiste no alinhamento de temas como o bem-estar animal. Além disso, esse pilar também prevê a produção de conteúdos técnicos e científicos relacionados a temas de segurança alimentar e normativas para as fábricas de ração, por exemplo.

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Por fim, o plano contempla, também, visitas técnicas da equipe do GPA em granjas para alinhar o conhecimento sobre a produção, bem como a origem da matéria-prima e adequação de processos. “Do outro lado, o projeto também vai atuar no frigorífico, com a capacitação dos fornecedores para aprimoramento dos conhecimentos sobre a suinocultura brasileira. Essa iniciativa envolve visitas técnicas aos frigoríficos para alinhamento de processos em relação à normativa do bem-estar animal e às ações dos produtores nas buscas pela redução do uso de antibióticos nas granjas”, explica Rafael Monezi, Gerente Comercial do GPA.

Nas gôndolas e açougues das lojas, o plano tem o objetivo aumentar a exposição de carne suína nos balcões expositores e disponibilizar uma maior variedade de cortes para que os consumidores possam comparar as formas de preparo e perceber as vantagens de se consumir a proteína, seja para a saúde, seja pela economia, já que os suínos têm preços mais competitivos na comparação com a carne bovina, por exemplo.

Na última frente de trabalho está a atuação na formação dos colaboradores, o que prevê desenvolvimento de treinamentos e metodologias sobre cortes suínos, saudabilidade, segurança alimentar, treinamentos de vendas e atualizações para aprimorar o atendimento ao cliente.

“A ideia é preparar o time de loja para oferecer uma diferenciação no ponto de venda e no atendimento aos clientes e esclarecimentos sobre os processos produtivos e benefícios da carne suína para a saúde. Esse plano de desenvolvimento contempla, também, a criação do cargo de especialista em suínos em loja que tem como objetivo principal oferecer um atendimento totalmente exclusivo e especializado para os clientes, disponibilizando informações sobre a saudabilidade e benefícios nutricionais da proteína, dicas de preparo e tudo o que o cliente precisa saber para inserir a carne suína no seu cardápio do dia a dia”, comenta Monezi.