Shopping sul-coreano usa painel para alertar consumidores sobre poluição do ar

A ideia é “incentivar uma cultura de consumo sustentável e ecológico”. Shopping vai dar máscaras aos consumidores quando a qualidade do ar estiver baixa

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 93% das crianças do mundo respiram ar tóxico todos os dias. São 1,8 bilhão de crianças que têm seu desenvolvimento comprometido por causa da péssima qualidade do ar que respiramos. Pensando nisso, um shopping em Seul, na Coreia do Sul, decidiu promover uma ação que avisa consumidores sobre a qualidade do ar.

O Hanwha Galleria informa os cidadãos sobre o nível de poluição do ar usando um enorme telão instalado do exterior das lojas de departamento do local. Se a qualidade do ar está ruim, o painel fica vermelho. Já nos dias em que a poluição do ar está em nível aceitável, o telão fica verde.

A iniciativa faz parte da campanha “Right! Galeria”, criada para “incentivar uma cultura de consumo sustentável e ecológico”. O shopping center também vai fornecer máscaras respiratórias para os consumidores enquanto o painel mostrar que a qualidade do ar está ruim. 

A poluição do ar é um problema sério na Ásia. Em Seoul, a taxa de concentração de partículas finas – que contém sulfato, nitratos e carbono negro – chegou a 136 microgramas/m3 em março, quase o dobro do nível considerado “muito ruim”. Na China, a poluição do ar causa mais de um milhão de mortes por ano, de acordo com o MIT.

Telão indica que a qualidade do ar está ruim em Seul / Crédito: Divulgação