GPA testa tecnologia que permite pagamento sem passar pelos caixas

Funcionalidade que permite ao consumidor pagar usando um smartphone deve ser implantada em cinco lojas da rede até o fim deste ano

Crédito: Divulgação

O Grupo Pão de Açúcar está testando uma ferramenta para agilizar o atendimento em suas lojas. A funcionalidade “Scan and Go” vai permitir que consumidores escaneiem os códigos de barra dos produtos para efetuar o pagamento. Tudo é feito via Pão de Açúcar Mais, aplicativo do programa de fidelidade da bandeira Pão de Açúcar.

Na versão atualizada do aplicativo, os consumidores terão acesso ao scanner de produtos para registrar suas compras. Para finalizar, na primeira compra, precisam inserir os dados de pagamento, que ficam salvos para as próximas transações. A cobrança é feita automaticamente.

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Para sair da loja, os clientes precisam apresentar um QR Code gerado na confirmação de pagamento. Depois de escaneado o código, a catraca posicionada na saída da loja libera a saída do consumidor. A nota fiscal fica disponível na janela “Cupom Fiscal Digital” do aplicativo.

A intenção da empresa é implantar a funcionalidade em cinco lojas até o fim deste ano. O GPA não detalhou quais são as unidades.

Por enquanto, este é apenas um projeto piloto. A versão atualizada do aplicativo está sendo testada por colaboradores do GPA em sua sede na capital paulista. “Estamos transferindo o ponto de venda para dentro do celular de cada consumidor. Ao mesclar o digital e o físico, eliminamos filas e tornamos o processo de compra ainda mais personalizado e ágil”, explica Antonio Salvador, Diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA.

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Pré-scanning

Em janeiro, o GPA começou a testar outra funcionalidade que agiliza o checkout em suas lojas físicas. Com o pré-scanning, colaboradores da rede se posicionam nas filas para realizar a leitura dos produtos que estão nos carrinhos e gerar um QR Code, tornando mais rápido o pagamento.

Lucas Zanon Arantes, diretor de Operações do Pão de Açúcar, disse que a funcionalidade pode economizar até 20% do tempo de atendimento.

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