Promoções impulsionaram as vendas no Brasil em 2018

O brasileiro é conhecido pela sua fascinação pelas promoções. Os números da Kantar apontam que a cultura foi fortalecida pela crise econômica. Saiba mais

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As promoções têm grande importância no crescimento global das empresas e marcas de bens de consumo. O Brasil foi o que registrou o maior crescimento na importância dessas promoções no último ano, saltando de 10,7% em 2016 para 16,1% em 2018. Os dados são da Kantar e abrangem “crescimento incremental”, ou seja, aquelas vendas que só foram concretizadas por conta das ações promocionais.

A pesquisa contempla seis mercados: Brasil, México, China Continental, França, Espanha e Reino Unido. Os números apontam que, entre todos os países pesquisados, um em cada cinco dólares gastos foram em produtos promocionados. Segundo a Kantar, no Brasil, o movimento foi impulsionado principalmente pela desaceleração econômica, que gerou um consumidor mais consciente de suas escolhas. Com isso, o atacarejo se consolidou nos últimos anos como principal destaque – em 2018, 1 em cada 2 lares brasileiros comprou no canal.

Gráfico sobre a participação das promoções no total de vendas (crédito: Kantar)

Manuela Bastian, diretora de Expert Solutions da Kantar, diz que o sucesso das promoções só é efetivo quando conseguem incentivar compras adicionais, que não aconteceriam sem a ação promocional. “Muitas promoções acabam canibalizando ou antecipando compras que já aconteceriam de qualquer forma. A promoção eficiente é aquela que consegue gerar um volume incremental, seja via maior volume por visita ou via uma nova ocasião de compra”, aponta

E-commerce

No e-commerce, a guerra de preços é ainda mais intensa. No mundo, o e-commerce apresentou aumento de 15% na importância das promoções ao longo do ano passado. Porém este rápido movimento criou um mercado altamente competitivo em termos de promoções, que agora representam mais de um terço (36,1%) do valor total gasto no comércio eletrônico.

Para Manuela, a principal mudança na última década foi o aumento do uso da tecnologia em promoções, como, por exemplo, os programas de fidelidade personalizados. “Os compradores brasileiros tendem a procurar promoções. Quando encontram ofertas relevantes, acabam consumindo mais no canal e tornam-se mais leais, inclusive aumentando seus gastos”, completa a executiva.

Globalmente, os setores mais promocionados são saúde e beleza e cuidados com o lar, e, especificamente no Brasil, o setor de laticínios é tão importante quanto saúde e beleza para promoções.

Promoções por canal de compra

Total        Hiper/Super      Cupons     Atacarejo   Proximidade E-commerce  Tradicional (Fonte: Kantar 2017/2018)