Venda de veículos sobe 10% em janeiro, mas produção cai

Mercado interno aquecido contrasta com vendas para o exterior. Varejo ampliado indica consolidação de retomada

Foto: Agência Brasil

O volume de licenciamento de veículos deste ano bateu recorde em janeiro deste ano. Os 199,8 mil veículos licenciados no mês apontam para o melhor janeiro desde 2015, um aumento de 10,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A expansão também é catapultada pelo comércio de caminhões, com um avanço de 53,2% de crescimento no volume de licenciamento em relação a janeiro de 2018. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Queda na produção

Os veículos vendidos já estavam estocados nos pátios. A pesquisa da Anfavea mostra que a produção em janeiro caiu 10% em relação ao mesmo mês de 2018. O resultado negativo está relacionado principalmente à produção de carros, enquanto a de caminhões subiu 1,6%.

As quedas nas vendas para a Argentina também impactaram a produção. Houve uma queda de 31,7% nas vendas para o exterior em relação a janeiro do ano passado.

O estoque de veículos nos pátios, apesar do aumento das vendas, é suficiente ainda para 38 dias de vendas. São 255 mil unidades paradas nos pátios.