Depois de robô e caminhões, Amazon investe em carros autônomos

Varejista estabeleceu parceria com Aurora Innovation, que já trabalha com Hyundai e Volkswagen

Crédito: Pexels

A Aurora Innovation, que desenvolve uma plataforma de direção autônoma, anunciou que recebeu um investimento da Amazon. Em uma publicação no blog da empresa, a startup classifica o aporte como “significativo”, embora não especifique valores.

O investimento da Amazon chamou atenção do mercado, já que a companhia de Seattle não esconde seu entusiasmo por veículos autônomos. A empresa de Jeff Bezos vem trabalhando em soluções que permitam entregas mais rápidas e que diminuem a emissão de gás carbônico.

LEIA MAIS
Walmart anuncia programa para entregas com veículos autônomos
Drones? Walmart corre atrás de caminhoneiros para atender demanda crescente

 

Além de ser pioneira na condução de entregas por drones, a Amazon recebeu autorização para transportar cargas com caminhões autônomos. A empresa usa veículos desenvolvidos pela Embark para movimentar produtos em uma rodovia interestadual nos Estados Unidos.

Um usuário do Reddit flagrou o veículo autônomo, que leva o símbolo da Amazon Prime:

Saw this on the I-10 today. Is amazon making driverless trucks? from r/SelfDrivingCars

Além dos caminhões autônomos, a Amazon começou a usar um robô que entrega pequenos pacotes. “Scout” já anda pelas calçadas de um bairro de Washington DC.

O investimento da Amazon faz parte de uma rodada de financiamentos que gerou a Aurora mais de US$ 530 milhões. A startup se diz empolgada com a participação financeira da Amazon: “a experiência, os recursos e as perspectivas exclusivas da Amazon serão valiosos para nós à medida que nos direcionarmos para nossa missão”, afirma a empresa em seu blog.

Quem é a Aurora Innovation?

A startup baseada em Palo Alto, na Califórnia, foi fundada por três “pesos-pesados” da tecnologia. O CEO é Chris Urmson, ex-CTO do projeto de carros autônomos do Google; o diretor de produto é Sterling Anderson, que liderou o projeto de desenvolvimento e lançamento do Tesla Model X – veículos elétricos da montadora -; o chefe de tecnologia é Drew Bagnell, fundador do Centro de Tecnologia Avançada do Uber.

A Aurora não foca na fabricação de carros autônomos e sim no desenvolvimento de software, hardwares e dados necessários para a automação de veículos. A empresa já tem parcerias com Hyundai e Volkswagen, montadoras que já estão testando a plataforma de direção autônoma.

Para desenvolver a plataforma, a empresa de Palo Alto montou um “dream team”. A Aurora conta com 250 funcionário, a maioria ex-colaboradores do Google, Tesla e Uber.