Apple anuncia saída de sua VP de Varejo

Executiva entrega cargo em abril e, de acordo com a empresa, decisão foi motivada por questões pessoais

Angela Ahrendts comandava o braço de varejo da Apple desde 2014 (foto: divulgação)

Angela Ahrendts, vice-presidente sênior de Varejo da Apple, deixará o cargo em abril após cinco anos no cargo. Sua saída ocorre logo depois de a Apple anunciar resultados decepcionantes de vendas principalmente na China e nos EUA. O faturamento da Apple durante as férias de fim de ano nos EUA (período mais lucrativo, que contempla o Turkey 5 e o Natal) estiveram abaixo da expectativa.

Em teleconferência com acionistas na semana passada, Tim Cook, executivo-chefe da empresa da maçã, teve que explicar por que a receita da Apple caiu 5% no último trimestre, encerrado em dezembro. A justificativa para aquele momento foi a durabilidade dos aparelhos, que estava retardando a troca dos produtos no mercado. A demissão de Ahrendts acaba por afirmar que há algo mais impactando as vendas da marca.

LEIA MAIS
Apple volta a ser a maior dos Estados Unidos em valor de mercado
Conheça os smartphones chineses que estão incomodando a Apple

Angela esteve à frente do braço de varejo da Apple durante a reformulação das lojas, que tinha o objetivo de transformar os espaços físicos em pequenos showrooms, ao mesmo tempo em que cumpriam o papel de lojas âncoras de regiões específicas das cidades onde atuava, puxando o comércio como um todo.

A executiva também liderou a inauguração de uma série de flagships de alto padrão, que se destacavam pelo luxo. A empresa opera atualmente 506 lojas de varejo em cinco continentes e 35 lojas on-line. Segundo a Apple, a executiva deixará o cargo para novas atividades profissionais e pessoais.

RH+varejo

Ela será substituída pela atual vice-presidente de Recursos Humanos, Deirdre O’Brien. A executiva manterá seu cargo à frente do departamento em que já atuava e passará a acumular também as responsabilidades da operação de varejo físico e on-line da Apple. Ela passa a ser vice-presidente sênior de Varejo e RH.

Segundo o portal Chain Store Age, O’Brien, veterana na Apple com mais de 30 anos de empresa, continuará supervisionando funções como desenvolvimento de talentos na Apple University, recrutamento, relações e experiência com funcionários, parceria de negócios, benefícios, remuneração, inclusão e diversidade.

Deirdre O’Brien acumulará os postos de VP de Recursos Humano e Varejo (divulgação)