Microsoft e Kroger anunciam parceria para desenvolver soluções ao varejo e à indústria

A Microsoft recorreu à varejista americana e ao seu know-how sobre as novas maneiras de consumir. Ideia é vender soluções a outros varejistas e à indústria

A Kroger e a Microsoft anunciaram hoje uma colaboração para redefinir a experiência do cliente na loja física. As empresas desenvolveram o RaaS, um sistema conectado a sensores IoT que será testado em duas lojas da Kroger em projeto piloto. A ideia é captar de maneira precisa hábitos de compra dos consumidores dentro das lojas. Por enquanto, a experiência se limitará a Monroe, em Ohio, e Redmond, Washington.

A proposta é acelerar inovações com conexão rápida entre os hábitos que estão sendo praticados no varejo físico pelo consumidor e a análise de dados nos bastidores do varejo, levando soluções rapidamente à loja para melhorar a experiência do consumidor. Microsoft e Kroger pretendem comercializar a solução para outros varejistas e também para a indústria, que cada vez mais se interessa em conhecer em tempo real as mudanças de comportamento do consumidor para direcionar melhor sua produção ou mesmo atuar na venda direta, indústria/consumidor final.

Etiquetas inteligentes, prateleiras automáticas

As lojas da Kroger escolhidas para a experiência contarão com prateleiras inteligentes conectadas ao aplicativo da varejista que permitirão a atualização em tempo real dos preços, tanto no on-line quanto no off-line. Além de operar os preços em tempo real nas prateleiras físicas, a Kroger também vai disponibilizar informações nutricionais dos produtos por meio das etiquetas digitais.

Além de coletar informações dos clientes e atualizar os preços de maneira automática, o RaaS pretende otimizar a organização do estoque, medindo o que está exposto e mantendo o backoffice atualizado para evitar rupturas. Segundo a Microsoft, o sistema é “construído por um varejista para os varejistas, suportando experiências modernas de varejo e harmonizando as experiências de compras digitais e físicas dos clientes”.

A solução estará em demonstração durante a NRF 2019, em Nova York.