Walmart vai substituir zeladores por robôs nos Estados Unidos

Empresa fechou uma parceria com startup de tecnologia. Robôs devem começar a operar até janeiro do ano que vem

Crédito: Divulgação

O Walmart, maior varejista do mundo, está lançando robôs para fazer a limpeza de suas lojas nos Estados Unidos. Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, a empresa afirmou que vai usar 360 máquinas para limpar o chão de algumas de suas unidades. A novidade é resultado de uma parceria da varejista com uma startup de San Diego, na Califórnia.

Os zeladores autônomos podem limpar o piso por conta própria mesmo enquanto as lojas estiverem abertas. Os 360 robôs deverão estar atuando nas lojas do Walmart até o dia 31 de janeiro do ano que vem.

As lavadoras de piso acionadas pela Brain Corp permitem que os funcionários da loja mapeiem rapidamente uma rota durante uma viagem de treinamento inicial e, em seguida, ativem a limpeza autônoma do piso pressionando um único botão. O robô usa vários sensores para escanear o ambiente em busca de pessoas e obstáculos.

O Walmart tem trabalhado para automatizar sua operação. A marca já fez testes com robôs para digitalizar os itens das prateleiras e transportar produtos do estoque para pedidos online.