Conheça 10 passos para vender mais neste Natal

Carlos Alves, diretor de Marketplace da ABComm, dá dicas de como preparar seu e-commerce para o Natal e diz que é tempo de colher frutos

Crédito: Pexels

Natal é uma época estratégica para o setor de e-commerce. No ano passado, as vendas no varejo digital somaram R$ 8,4 bilhões no período, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), aumento de 12% em relação a 2016. Para 2018, a expectativa também é de alta. Se você fez a lição de casa direitinho durante o ano, com um e-commerce organizado, com sistema de busca e SEO bem calibrados e funcionais, o período das festas é ideal para colher os frutos. Veja dicas para alavancar as vendas ainda mais:

Marketing sensorial digital

Seu e-commerce é sua loja. Em vez de vitrines de sonho, luzes mágicas e decoração de Natal, você pode recriar esse universo afetivo em detalhes no ambiente digital, como um banner ou comunicações específicas, que tragam o mesmo clima especial dessa época do ano para sua página.

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Promoções

Kits com descontos cumulativos para a compra de mais produtos com preços especiais são ideias que podem alavancar o tíquete médio das compras de Natal. Crie para o cliente a sensação de estar economizando tempo e dinheiro no seu e-commerce ao precisar pensar em embalagens ou fretes de lojas diferentes. Descontos progressivos dão a sensação de gastar menos, quando na verdade o consumidor está gastando mais. É uma excelente forma também de girar estoques antigos.

Parcelamento

Dividir o pagamento em parcelas que cabem em qualquer bolso podem influenciar a decisão de compra, fazendo com o que o cliente busque descontos e se permita um gasto maior, não comprometendo uma parcela do orçamento mensal acima do que ele tinha planejado gastar. O momento ideal para fisgar o cliente é a partir do início de dezembro, quando cai a primeira parcela do 13º.

Destaque “curingas”

A época é de amigo secreto e de presentear pessoas que nem sempre se conhece bem o gosto. Dê destaque a produtos que tenham aceitação mais ampla, política de trocas ou mesmo vale-presente. Clareza numa política flexível pode ser a diferença na hora do cliente escolher seu e-commerce para as compras de fim de ano.

Formas de pagamento

Como seu cliente prefere pagar? Você oferece opções suficientes para cercar todo perfil de consumidor que se interessa pelo seu produto? Amplie o leque com opções como boleto bancário (que permite maiores descontos, principalmente à vista, sem prejudicar sua margem), depósito em conta, ou os intermediadores de pagamento que fazem parte do mercado.

Planeje seu estoque e logística

Muita gente deixa as compras de fim de ano para última hora. Esteja pronto para lidar com picos de pedidos que precisam ser atendidos e despachados em prazos curtos, evitando eventuais atrasos, sobretudo nas etapas que dependem do seu e-commerce, da organização do estoque ao envio. Dê feedbacks para seu cliente quando o produto for embalado e despachado – isso reduz a ansiedade com a compra e atua na fidelização, dando certeza de que o e-commerce fez todo o possível para que aquela compra esteja em mãos no prazo previsto.

Amplie seus canais de atendimento

Aproveite a maior procura nesta época do ano para ampliar as formas de divulgar produtos e promoções, tirar dúvidas, prazos de entrega e ações específicas . Seja um SAC por email ou mensagens diretas nos seus canais de divulgação em redes sociais, ou ainda aplicativos como Whatsapp, existem diversos novos canais que possibilitam uma relação mais próxima com o cliente e suas necessidades. Como as pessoas têm uma relação muito próxima com seus celulares, é uma forma do seu e-commerce estar em contato praticamente o tempo todo com o consumidor.

Impulsione redes sociais

Essa época oferece de bandeja valores como afeto, família, cuidado e diversão para trabalhar a conexão emocional com seus clientes. Ter conteúdo com seus produtos nas redes sociais é praticamente obrigatório – e vale a pena impulsionar seu e-commerce com anúncios pagos para ganhar destaque entre os concorrentes e ser lembrado. Mesmo se a data não teve destaque no seu planejamento de comunicação anual, não deixe passar batido: ser visto é ser lembrado. Use humor, emoções e pense em mensagens simples, priorizando mobile.

Prepare-se para o plano B

Quanto mais próximo do Natal, mais clientes tendem a chegar com pressa, precisando de itens específicos, como um determinado brinquedo ou peça de roupa na cor e tamanho que você não tem mais. Trabalhe opções interessantes de modo que a potencial frustração se transforme no alívio de conseguir realizar a compra mais próxima possível do imaginado, garantindo tanto a venda como a boa experiência de compra do cliente.

Finalização e pós-venda

Crie oportunidades de estreitar o laço com seu cliente: um email de agradecimento após a venda ou uma oportunidade de feedback no momento da entrega do produto consolidam a fidelização à loja e abrem caminho para a próxima venda.

Por Carlos Alves, Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Head de E-Commerce na Riachuelo