8 Lojas em São Paulo que você precisa conhecer

Confira as lojas em São Paulo destacadas por NOVAREJO ao longo de 2018 que abusaram do apelo visual e inovaram em experiência

O portal NOVAREJO rodou São Paulo atrás de lançamentos de lojas de redes que estão preocupadas em salvar o varejo físico da mesmice. De cafeterias a lojas de roupas, de bombonieres a fast foods, confira algumas lojas que estão fazendo sucesso por conta do seu visual e também das suas novas propostas de gestão.

Aramis

A marca relançou sua loja no Shopping Iguatemi sob árdua missão de renovar sem machucar a identidade visual. A loja, que é a inaugural da marca no Brasil, representa o início do caminho traçado desde 1995 pelo francês Henri Stad, fundador da Aramis e hoje presidente do Conselho de Administração da companhia.

A reforma, no entanto, começou a apenas um mês da inauguração, precisamente, no dia 1º de agosto, a menos de duas semanas do Dia dos Pais. “Foi tudo estrategicamente pensado. Queríamos usar o Dia dos Pais porque é nosso segundo melhor mês de vendas. Era uma excelente oportunidade de apresentar essa evolução da marca em uma semana que a moda masculina estaria em alta por causa da data”, afirma Richard Stad, atual CEO da grife de roupa masculina.

Na primeira semana, a loja nova registrou alta de 80% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Cacau Show

A nova loja da Cacau Show no MorumbiShopping marca a comemoração dos 30 anos da marca. O espaço de 450 metros quadrados tem como conceito reforçar a expertise em relação à produção de chocolate e faz isso por meio de contextualizações espalhadas pelo local para contar a história e o processo de fabricação do cacau.

“É um novo posicionamento de loja focado em oferecer ao consumidor uma experiência completa com a marca. A nova mega store possui mobiliário e decoração que refletem a nossa paixão pelo que fazemos e, claro, um conceito muito forte de boutique. Essa loja marca também a nossa entrada em centros comerciais premium”, conta Alexandre Costa, fundador e presidente da Cacau Show.

Leia também: 23 restaurantes em São Paulo para você conhecer

Como uma das 152 lojas próprias, a nova mega store do MorumbiShopping pretende cumprir o papel de modelo de gestão e promoção da marca Cacau Show aos quase 2.000 franqueados da rede. Com a nova loja, a Cacau Show prevê crescimento de aproximadamente 25% em 2018, em relação ao faturamento de 3,3 bilhões de 2017.

Yurban Food

A Yurban Food nasceu sob a bandeira do “grab and go”, com comidas saudáveis e frescas ou pré-cozidas, prontas para “pegar e levar”, como o próprio nome diz em inglês. Uma de suas lojas está no tradicional Shopping Metrô Santa Cruz.

Segundo o head de Operações da Yurban Food, Marcio Shimada, responsável pela nova marca, o nome é um neologismo para se identificar com o público jovem. O Y foi colocado para remeter à Geração Y, também conhecida como Millennial (pessoas nascidas entre a década de 80 e meados dos anos 90). “Apesar do Y, nosso conceito está mais ligado ao comportamento de consumo da cidade em geral do que a uma simples relação com a faixa etária. Fazemos comida rápida, saudável e barata para as pessoas que vivem essa correria do dia a dia das grandes metrópoles”, explica Shimada.

Arezzo – Owme

O Grupo Arezzo & Co optou, mais uma vez, por abrir o leque de consumo e inaugurar no mercado sua sexta marca, a Owme, com loja na famosa Oscar Freire.

O risco de criar uma nova bandeira em uma empresa reconhecida pelos 45 anos de serviço é grande. Ou se perde a identidade e cultura da marca ou há uma acertada reprodução fiel do que ela representa aos seus consumidores. A Owme vem, segundo a empresa, para preencher uma brecha deixada pelo mercado fashion.

Leia também: As 12 empresas com mais de mil lojas do varejo brasileiro

A nova aposta do Grupo é investir no conforto. Os sapatos, as sandálias e as botas têm como intuito promover e representar o bem-estar de uma vida saudável e alheia ao universo da moda mainstream, uma alternativa ao que as outras marcas do grupo oferecem.

Maria Toledo, gerente-geral da OWME

The Body Shop

A inglesa The Body Shop é uma dessas seguidoras da filosofia do impacto positivo como conceito de operação e como engajamento de consumidores, e é isso que sua nova unidade no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, tenta reverberar. Cada canto dos 27 metros quadrados da operação conta a história dos ingredientes usados nos produtos.

O espaço foi pensado para resgatar as bandeiras ativistas da marca. Ao transitar pela loja, as consumidoras leem sobre os componentes dos cremes, esfoliantes e sabonetes em materiais de comunicação espalhados pelas prateleiras, que também sofreram mudanças – agora têm um tom mais claro, o que deixa o ambiente mais bem iluminado e dá a sensação de amplitude.

Karina Meyer, diretora de Marketing da The Body Shop

Deltaexpresso

Restam poucas cafeterias que remetam a um passado de tradição, charme e ruas mais convidativas no centro de São Paulo. O empresário João Barbosa inaugurou, em junho de 2018, a flagship da rede de cafeterias Deltaexpresso, na Praça do Patriarca.

A marca se diferencia pela cautela e pelo estudo do mercado brasileiro antes de chegar a metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, atualmente, os principais focos da rede. No entanto, a operação começou lenta, de forma estratégica e analítica. “Esperamos primeiro amadurecer o negócio para investir, de fato, em mercados como Rio de Janeiro e São Paulo, que exigem maior preparo”, diz João Barbosa, CEO da Deltaexpresso.

Leia também: Por dentro de um dos restaurantes mais luxuosos de Portugal

O ambiente é despojado, com espaço do lado de fora, mesa comunitária na entrada, poltronas mais intimistas e um mesão mais alto e informal, com banquetas à disposição. O som nas caixas toca uma música lounge e calma, que extrai um pouco do conceito de pausa na vida corrida na metrópole. Nas paredes, vê-se um mapa com a rota de produção do café e um manifesto sobre a cultura cafeeira: “Eis que entra em cena o café, um senhor respeitável que atravessou fronteiras do tempo”, dizem as letras garrafais.

Miniso

Mesmo sendo classificada como rede de fast fashion, a Miniso vende de tudo, de alimentos a vestuário, de brinquedos a aparelhos eletrônicos, entre outras categorias. E já chegou forte no Brasil. Segundo a companhia, a unidade do Shopping Ibirapuera foi responsável pelo recorde de faturamento em um único dia entre todas as lojas da Miniso no mundo.

Em quase seis meses de operação no País, a marca já tem 13 lojas abertas (considerando o número até o final de janeiro). Três dessas inauguradas em 2018, no Shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte da capital paulista, no Shopping ABC, em Santo André, e no Shopping Tamboré, região nobre de Barueri, na grande São Paulo.

A Miniso foi fundada, em 2013, pelo empresário chinês Ye Guofu e pelo designer japonês Junya Miyake. Apesar de se apresentar como marca de design japonesa, a empresa é chinesa, sua sede é em Guangzhou, na província de Guangdong, China.

Ray Lei é vice-presidente da Miniso no Brasil

Le Postiche

À frente da Le Postiche há cerca de um ano, Carlos Eduardo Padula apresentou no fim de março sua investida mais ousada desde que assumiu a cadeira de CEO: uma megastore, de 600 m², na avenida Indianópolis, zona sul.

Com ela, o executivo resgata o sonho de Alvaro Restaino, fundador da marca, que teve uma megastore no começo dos anos 2000, mas a fechou no fim do ano passado para devolver o terreno de 3.000 m² ao proprietário.

A loja registrava o maior faturamento histórico da marca e seu fechamento representaria um problema, mas ela representou, na verdade, a chance para a marca mostrar, mais uma vez, que consegue se reinventar. “Trouxemos de volta a megastore, mas agora com um modelo multiplicável”, afirma Padula. “O que a gente fez foi lapidar, trazer conceitos mais modernos e um tamanho que seja replicável de forma mais fácil e veloz”, adicionou.

A Le Postiche é uma das marcas mais tradicionais de bolsas, malas e acessórios do País e completa, em 2018, 40 anos de mercado.

Carlos Padula, presidente da Le Postiche

Com textos de Leonardo Guimarães e Leonardo Pinto