O passo a passo do Google para se preparar para a Black Friday

Em parceria com a GhFly, gigante da tecnologia lista ações que devem ser realizadas antes, durante e depois da Black Friday

Crédito: Pexels

O Google AdWords é a maior plataforma de remarketing do mundo. A ferramenta é muito usada pelos varejistas porque, entre outras funções, é capaz de atingir os usuários que visitaram um e-commerce e não finalizaram uma compra, por exemplo. O AdWords analisa os dados armazenados pelos sites (cookies) para gerar anúncios personalizados aos consumidores. Você já deve ter percebido a plataforma agir quando pesquisou por um produto e, minutos depois, viu um anúncio daquele modelo em um outro site.

Sabendo que sua plataforma é amplamente usada pelo comércio eletrônico, o Google listou, em parceria com a GhFly, uma agência de marketing digital, ações que devem ser tomadas antes, durante e depois da Black Friday. O check list foi feito para que os comerciantes não se esqueçam de nenhum detalhe enquanto planejam as campanhas para a última sexta-feira de novembro. Confira:

Pré Black Friday

• Garantir que as tags de Analytics e Conversão estão corretas

• Garantir que as tags de Remarketing estão em 100% das páginas

• Garantir que todas as páginas são responsivas para mobile

• Garantir que todas as páginas não demoram para carregar

• Revisar listas de remarketing

• Aumentar a duração das principais listas para 60 dias

• Garantir que 100% das campanhas de pesquisa estão com Remarketing de Pesquisa (RLSA)

• Criar/revisar as extensões de anúncio, especialmente sitelinks, frases de destaque, snippets
automáticos e aplicativos

• Criar uma campanha de Remarketing com anúncios da Black Friday

• Verificar a qualidade das listas de remarketing: conferir se elas estão com um volume de usuários mínimo para rodarem e se não perdem cookies ao longo do tempo

• Entender as oportunidades e aumentar o orçamento diário das campanhas

• Garantir a adição de pelo menos três anúncios por grupo de anúncio

• Adicionar listas de audiências similares (Similar Audiences) em todas as campanhas

• Criar grupos de anúncio de Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa nas campanhas para aumentar a cobertura da conta

• Alterar os valores dos ajustes de lance em celulares considerando as oportunidades de conversão cross-device através das audiências da conta

• Garantir que está trabalhando com 100% do inventário no Google Shopping

• Revisar o feed do Shopping

• Criar uma campanha com os principais IDs de produto da conta com prioridade alta

• Deixar uma campanha aberta com a segmentação de “Todos os Produtos” para garantir cobertura máxima do feed de dados

• Adicionar campanhas de Smart Display

• Criar uma campanha de Gmail Ads com termos de Black Friday e de outras datas sazonais, segmentação de listas de clientes e outras segmentações para rodar durante o período

• Criar campanhas de YouTube para maior abrangência da sua marca

Durante a Black Friday

• Se necessário, faça alterações no lance de CPA desejado ou ROAS desejado (tCPA, tROAS). Os períodos de aprendizagem não serão afetados por uma alteração de apenas 20%

• Certifique-se de que as campanhas não estejam sendo limitadas pelo orçamento. Orçamentos ilimitados garantem que as campanhas que usam lances automáticos tenham bom desempenho

• Em Search, utilize anúncios com countdown, IF audiências e/ou dispositivos

• Adicionar o atributo “Sales_Price” ao seu feed para que seus produtos estejam precisos e prontos
para as festas de final de ano. Acompanhe itens reprovados ou páginas com problemas durante o
evento

Pós Black Friday

• Os clientes ainda estão comprando. Mesmo após as datas de pico, muitos clientes ainda estão
procurando produtos. Mantenha todas as suas estratégias para capturar essa demanda. Garanta
que orçamentos, lances automáticos ou quaisquer soluções automatizadas permaneçam ativas

• Criar listas de remarketing com os clientes novos adquiridos nos períodos festivos para fidelizá-los
futuramente