O “intensivão” do Mercado Livre na Black Friday

Um show de rock para 2 mil funcionários deu o start na Black Friday do Mercado Livre. No CD, são outros mil trabalhadores prontos para atender o aumento da demanda, que quase triplicou em 2017

O mestre de cerimônia da Black Rock'n Friday, Daniel Aguiar, diretor de Marketing do Mercado Livre (créditos fotos: Douglas Luccena)

O Mercado Livre inaugurou suas ações da Black Friday com um show de rock realizado por membros da sua equipe na sede brasileira, a Melicidade, em Osasco, na Grande São Paulo. O evento, chamado Black Rock’n Friday, juntou os 2 mil funcionários durante a ação de engajamento pré-Black Friday.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

A proposta é motivar a equipe durante o “intensivão” de Black Friday, quando a operação vira a noite trabalhando para atender o aumento exponencial de demanda de um dos maiores e-commerces do País. Em 2017, a movimentação do marketplace cresceu 186% em relação à Black Friday do ano anterior.

Parte da equipe antes de começar o “intensivão” no átrio da Melicidade, a cidade do Mercado Livre em OsascoA expectativa para este ano é, ao menos, manter o crescimento do ano passado, afirma Julia Rueff, gerente sênior de Marketplace do Mercado Livre. “É decisivo para o resultado total do ano fazer uma boa Black Friday, então a gente precisa muito do time energizado animado e otimista”.

O avanço do Mercado Livre durante a Black Friday tem sido fundamental para a marca consolidar uma média de 10 a 15% de ganho de marketshare ano após ano, segundo a própria empresa.

Entregas

Também no estado de São Paulo está localizado o centro de distribuição do Mercado Livre no Brasil, mais especificamente na cidade de Louveira, onde estão reunidos mil trabalhadores.

Julia Rueff, gerente sênior de Marketplace do Mercado Livre

O local vem sendo preparado para o evento há meses para o evento. “A ideia é que a gente consiga despachar todos os produtos vendidos no mesmo dia que ele foi vendido e que a gente tenha as entregas mais rápidas da Black Friday no Brasil”, revela Julia.

Pontapé inicial

A cara do site do Mercado Livre mudou a partir das 15h da quinta-feira (22), logo depois do “show de abertura” da Black Friday. As primeiras promoções são jogadas no site e se intensificam ao longo da noite da quinta-feira e, mais fortemente, durante toda a sexta-feira. O movimento cai durante o fim de semana, mas continua acima dos dias normais, segundo Julia, até a noite de segunda-feira.

Presente em 18 países na América Latina, o Mercado Livre tem sua matriz na Argentina, mas principal operação no Brasil, que responde por mais de 50% do total de vendas da empresa. Na Black Friday, essa distribuição se mantém, com o Brasil liderando bem à frente dos demais países as vendas relacionadas ao evento.