Dicas para entrar no mundo do empreendedorismo

Thiago Pestana, sócio na Enéas Pestana & Associados, explica que o sucesso não depende apenas de uma boa ideia e lista pontos fundamentais para ter sucesso

Crédito: Pexels

Para ter sucesso, o empreendedor precisa ter muito mais que uma ótima ideia. É necessário planejamento, estudo e estratégia aliados a uma comunicação assertiva e a uma grande dose de persistência para conseguir inserir um novo produto no mercado.

A chave para colocar o seu produto nas gôndolas das grandes redes é realizar uma pesquisa preliminar bem estruturada e direcionada para conhecer o mercado em que você está entrando e, assim, entender quais são as oportunidades e onde elas estão.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Por isso, listo abaixo três passos fundamentais para quem está se preparando para entrar em um mundo bastante competitivo e que não sabe por onde começar:

Estudo e definição do público-alvo

Vá além do target e descubra as principais características e comportamentos do seu público. Com essas informações em mãos ficará mais fácil desenhar um planejamento de “Go to Market” mais assertivo.

Estratégias de venda e metas

Cada canal de venda exige uma certa dinâmica de produto (diferentes SKUs e volumes), precificação e promoção. Se concentre no canal que se adeque melhor ao seu tipo de produto e público-alvo, lembrando que o consumidor hoje não é fiel a um canal específico e está sempre em busca de praticidade, portanto, não abra mão de se fazer presente. A dica é criar um cronograma com metas objetivas para mensurar os seus reais avanços para cada região, canal e cliente.

Uma equipe sólida e que acredite na ideia

Você já deve ter ouvido que quem constrói a empresa são as pessoas, certo? Pois bem, essa ideia é fundamental no empreendedorismo. Forme uma equipe enxuta com pessoas dedicadas que possam se adaptar facilmente a novos ambientes e que se comunique muito bem.

Com um planejamento estruturado e um time alinhado, a expansão fica mais tangível e o empreendedor já consegue pensar em atingir um público maior por meio das grandes redes.

Monitore o que a sua concorrência oferece. Depois, se aproxime dos varejistas e demonstre a eles os seus diferenciais e como o seu produto pode alavancar as vendas. Quanto mais certeiras forem suas estratégias de marketing, mais facilmente você conseguirá chamar a atenção das principais redes.

Entenda que o empreendedorismo demanda paciência, pois o processo é árduo e os resultados são alcançados em longo prazo. Por isso, não pule etapas: acompanhe o seu setor e as coisas que acontecem ao seu redor e esteja preparado para adaptar o seu negócio às tendências do mercado.

O que eu posso lhe dizer é: se você encontrou uma ideia que o motiva, isso já é um passo imenso, mas seja realista, comece devagar e não arrisque tudo. Falhar é algo bastante comum e fará com que você cometa menos erros no futuro.

*Thiago Pestana é sócio na Enéas Pestana & Associados