Demanda por crédito do consumidor cai em maio, diz Boa Vista SCPC

Demanda por crédito do consumidor registrou queda em maio na comparação com maio de 2017. Conheça os números dos setores financeiro e não financeiro

Crédito: Shutterstock

A demanda por crédito do consumidor caiu 2,1% em maio na comparação mensal com ajuste sazonal, segundo a Boa Vista SCPC. No acumulado dos últimos 12 meses (de junho de 2017 a maio de 2018), o resultado é de avanço de 1,9% em relação ao período anterior.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Na comparação mensal, maio de 2018 apresentou queda de 3,6% em relação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a Boa Vista SCPC, a retração mensal está relacionada à greve dos caminhoneiros no fim do mês passado, que acompanhou a queda da atividade econômica durante o período.

A lenta retomada econômica e o alto nível de desemprego também foram apontados pelo instituto de pesquisa como outros motivos para a retração da demanda do consumidor por crédito.

Crédito por setor

O setor financeiro apresentou redução da demanda por crédito do consumidor de 5,4% na variação mensal sem sazonalidade. O segmento não financeiro manteve-se estável no período, com alta de 0,1%.

Leia também:
Rotativo do cartão de crédito cai 40%