Apenas 6% das vendas de smartphones não são influenciadas pelo online

A grande maioria dos consumidores prefere ir a uma loja física com os dados pesquisados na internet a comprar smartphones ‘no escuro’. Confira o levantamento do Google

Crédito: Pixabay

São milhões de aparelhos celulares vendidos no mundo todos os anos. As compras de smartphones são feitas majoritariamente em lojas físicas (54%) em detrimento da aquisição online (46%). Ainda assim, a internet tem um papel fundamental para a tomada de decisão já que apenas 6% das vendas totais não são influenciadas pelo online. O levantamento foi feito pela consultoria Millward Brown, em parceria com o Google.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Dentre as pessoas entrevistadas, 55% afirmaram que vão para uma loja já sabendo o modelo que querem comprar e 38% consideram entre dois e três modelos para escolher pessoalmente. Outro fator importante é a pesquisa de preço comparando os produtos na internet com os da loja física, algo que 27% das pessoas fazem antes de chegar ao estabelecimento ou enquanto estão no local.

Ainda segundo a pesquisa, 48% dos consumidores afirmam comprar em lojas físicas devido a vontade de ter o produto em mãos imediatamente. Outros 10% afirmam que querem manusear o smartphone, 8% se deslocam por conta de promoções, 4% acham mais seguro e outros 4% não querem pagar frete.

Entre as pessoas que compram em lojas físicas, 79% fazem pesquisa on-line antes de ir até o estabelecimento. Outros 10% não realizam nenhuma busca ativa, mas foram influenciados pelo on-line e apenas 11% não foram impactados de nenhuma forma pelo meio digital.

“Por mais que a maior parte das vendas ainda seja feita em lojas físicas, o online possui um papel cada vez mais fundamental para o consumidor no processo de decisão de compra de smartphones e reforça a importância das lojas e marcas terem uma forte presença digital”, diz Rafael Campion, líder de inteligência de mercado do Google Brasil.

Leia também:
Google aponta crescimento de quase 100% nas buscas por Dia do Consumidor