Supermercados registram melhor 1º trimestre desde 2013

Em cinco anos, o segmento de supermercados volta a apresentar resultado satisfatório em um melhor ambiente econômico do País

cred: Shutterstock

As vendas nos supermercados cresceram 2,28% no primeiro trimestre de 2018. É o melhor resultado desde 2013 do segmento, que costuma puxar o desempenho do varejo nos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – considerado o número oficial do setor.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

De acordo com o departamento de economia e pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o resultado nos três primeiros meses do ano é uma demonstração de uma melhora no ambiente de consumo das famílias brasileiras. “Nos mostra que, mesmo lentamente, as pessoas estão voltando a consumir”, afirma o presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

Em março, as vendas do setor, já deflacionadas, cresceram 12,12% em relação ao mesmo mês do ano de 2017. Na comparação mensal, o aumento nas vendas foi de 17,23%.

“O bom resultado apresentado em março foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor. Em 2017, a data caiu na segunda quinzena de abril, o que fez com que parte das vendas ficasse naquele mês. Ainda que beneficiadas pelo efeito calendário, além da Páscoa, março contou também com três dias a mais que fevereiro”, ressalta Sanzovo.

Leia também:
Os 10 maiores supermercados do Brasil