Preços na internet caem pelo 17º mês seguido

Os preços no e-commerce têm caído desde o fim de 2016. Conheça os motivos da queda e os setores do varejo que estão puxando os preços para baixo

Crédito: Shutterstock

Abril foi o 17º mês seguido a registrar queda nos preços no e-commerce, segundo o índice FIPE Buscapé, que é calculado na comparação anual (abril de 2018 com abril de 2017). A queda registrada nos preços foi de 3,92%. Na relação mensal (abril de 2018 com março de 2018), a queda foi de 0,4%.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A queda nos preços foi liderada pela categoria telefonia e celulares, que teve queda de 11,9% na comparação com abril de 2017. Esporte e lazer vem em seguida, com redução de 7,59%. Fotografia caiu 4%, eletrônicos, 2,1%, informática 1,97%, e moda e acessórios, 1,55%.

Entre os segmentos do varejo que registraram aumento do preço estão brinquedos e games, com aumento de 3,19% nos preços, seguido por casa e decoração, com 2,81%, cosméticos e perfumaria, 1,23%, e eletrodomésticos, 0,9%.

Queda deve continuar

Sandoval Martins, CEO do Buscapé, afirma que cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado por conta do crescente processo de evolução e democratização tecnológica. “Salvo mudanças significativas no quadro econômico ou político, já que no segundo semestre temos eleições, as variações negativas deverão prevalecer no curto prazo”, afirma Martins.

Compras no celular já representam metade do consumo on-line no Brasil

Preços gerais

Em contrapartida aos preços no e-commerce, na economia como um todo, os preços gerais apresentam alta. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, apontou alta de 2,76% nos últimos 12 meses. Apesar da alta, a inflação para o período está abaixo de piso da meta inflacionária, o que significa que a dinâmica da economia está mais lenta do que o esperado e por isso os preços não sobem como era imaginado.

Como a Havan cresceu 350% dentro do seu e-commerce em 2 anos