Walmart anuncia nova abordagem de ofertas a clientes no Facebook

Ferramenta que aproveita as informações de geolocalização dos clientes e acesso massivo às redes sociais é aposta do Walmart para atrair mais usuários às lojas físicas

cred: Shutterstock

A multicanalidade para chegar aos clientes de diversas formas é, atualmente, uma das principais tendências do varejo. Nesse contexto, o Walmart passa a integrar uma nova abordagem às suas estratégias omnichannel. Em parceria com agência Isobar e a startup Smartly,  a rede de supermercados lança uma nova mídia no formato de tabloide digital para divulgar ofertas personalizadas no Facebook. Os seguidores do Walmart na rede social receberão em suas timelines informações de produtos, preços e descontos, de acordo com a sua localização.

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A tecnologia desenvolvida pelo Walmart permite customizar os tabloides a partir da ferramenta de geolocalização ativada nos smartphones dos consumidores. Portanto, cada cliente receberá informações das lojas mais próximas. De acordo com o Walmart, a novidade não é divulgada na página oficial da empresa, apenas no feed de notícias dos usuários.

“O tabloide não aparece na timeline do próprio Walmart porque é personalizado para disparo aos clientes de acordo com a sua posição, já que as ofertas são destacadas de acordo com a loja mais próxima dele. Trata-se de uma estratégia bem segmentada para atingir clientes que têm grande potencial de compra”, disse a empresa ao portal NOVAREJO por meio de sua assessoria.

Essa extensão dos tradicionais tabloides físicos, distribuídos em todas as lojas, é parte da estratégia de investir na digitalização do negócio. A medida intensifica a presença do Walmart no espaço online e se aproxima dos clientes digitais. Além disso, a iniciativa visa garantir uma maior visualização das ofertas destacadas, impactar diretamente o público-alvo das marcas e reduzir custo com impressão de papel.

Integração às lojas físicas do Walmart

Segundo o Diretor-Geral de Marketing do Walmart Brasil, André Svartman, o investimento na tecnologia potencializa a atração de clientes para as lojas. “Essa extensão foi pensada para seguir o comportamento de consumo cada vez mais conectado, levando em consideração que todas as estratégias de negócios precisam integrar os canais digitais. Agora conseguimos comunicar nossas ofertas a um novo contingente de clientes que passa a ter ainda mais motivos para visitar nossos pontos de vendas com as promoções na tela do celular”, diz Svartman.

Durante a semana de testes do projeto no Walmart, a interação média dos consumidores com o modelo digital foi de 48 segundos, tempo consideravelmente maior que média de exposição de ofertas utilizada pelo varejo na TV. Além disso, 18.6% das pessoas contempladas na fase de testes foram até a uma loja da rede após serem impactadas com o anúncio.

“Fazer isto na plataforma do Facebook reforça este caráter de inovação: utilizar a tecnologia para automatizar um formato tradicional do varejo, como o tabloide, é um diferencial que entrega, além de inovação, muita eficiência para o cliente”, explica o CEO da Isobar, Rodrigo Andrade

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