Vendas do GPA crescem 8,2% em 2017 com forte participação do Assaí

O faturamento da companhia supermercadista atingiu R$ 44,6 bilhões no período. Bandeira de atacarejo se destacou no ano passado e aumentou participação

GPA fechou 2017 com aumento nas vendas e forte crescimento do Assaí (cred: Divulgação)

O GPA, um dos maiores grupos supermercadistas do País, conseguiu aumentar em 8,2% o faturamento líquido em 2017, para R$ 44,6 bilhões. Nesse resultado, pesou o forte desempenho do Assaí, a bandeira de atacarejo da companhia.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Em 2017, o Assaí conseguiu elevar o faturamento bruto em 28%, para R$ 20,1 bilhões, aumentando, assim, a participação nas vendas da empresa. O crescimento em mesmas lojas cresceu 11,4%.

A receita líquida da marca foi de R$ 18,4 bilhões, uma alta de 27,8%, em relação a 2016. “O desempenho foi fortemente impulsionado pelas 20 aberturas do ano, com as 15 conversões e 5 orgânicas, além da entrada da bandeira em dois novos estados (Minas Gerais e Piauí)”, disse a empresa em nota.

Leia também
Estas 5 estratégias têm feito o GPA crescer trimestre a trimestre

Segundo a empresa, as lojas convertidas apresentaram um múltiplo de vendas de cerca de 2,5 vezes em relação ao Extra Hiper. O desempenho deve fazer a empresa manter a estratégia de conversões em 2018.

Multivarejo

Considerando as bandeiras do braço Multivarejo – Pão de Açúcar, Extra e as bandeiras de vizinhança – as vendas líquidas somaram R$ 26,2 bilhões, um crescimento de 0,7% no conceito “mesmas lojas” – aquelas abertas há mais de 12 meses.

Segundo a companhia, as bandeiras do varejo alimentar elevaram seu market share. Apesar disso, o resultado foi impactado pelo fechamento de 17 hipermercados, sendo 15 para conversão em Assaí.

“Essa otimização do portfólio de lojas representou uma redução de aproximadamente 5% da área de vendas do Multivarejo”, disse a companhia em relatório.

“As vendas dos formatos de Proximidade foram afetadas negativamente pela migração do modelo comercial do Minimercado Extra focado na simplificação, com redução do sortimento e revisão de pricing. No entanto, esse desempenho tem sido compensado pelas melhorias de produtividade e despesas”, reportou a companhia.

Ao longo de todo o ano, foram inauguradas cinco lojas Assaí, três Pão de Açúcar, seis Minuto Pão de Açúcar, além de duas Drogarias Extra e dois postos de gasolina.

Leia também 
GPA mantém investimento de R$ 1,3 bi até 2020