Inteligência Artificial pode elevar em 41% o faturamento do varejo em 5 anos

Pesquisa da Accenture mostra o impacto que o investimento na tecnologia pode trazer para o setor e para os negócios globais. Veja

cred: Shutterstock

A Inteligência Artificial deixou de ser ficção científica e já é realidade em muitas companhias. Tanto que elas estimam aumento no faturamento à medida em que investirem em IA. É o que mostra pesquisa da Accenture.

Pelo estudo, 38% dos entrevistados esperam que ocorra um aumento no faturamento entre 2018 e 2022. Esse aumento de receita deve equivaler a US$ 4,8 trilhões de dólares até 2022.

No varejo, a expectativa é maior, de alta de 41% em média.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O estudo ouviu mais de 1.200 CEOs e grandes executivos que trabalham com Inteligência Artificial. Além disso, foram ouvidos mais de 14 mil funcionários de diferentes gerações e diferentes níveis. A pesquisa cobriu 12 setores e 11 economias.

De todos os segmentos pesquisados, o automotivo é o que espera um impacto menor no faturamento, de aumento de 28% nos próximos cinco anos. Bens de Consumo é o que afirma apresentar o maior aumento, de 51%.

Leia também 
65% dos varejistas prometem investir na transformação digital até 2021

Empregos

Além da mudança no faturamento, o investimento em Inteligência Artificial também deve promover mudanças na empregabilidade. Mas, ao contrário do que o senso comum diz, o estudo mostra que os investimentos na tecnologia vai gerar mais empregos.

Na média, as empresas responderam que devem contratar 10% mais, em média. No varejo, o porcentual é o mesmo. De todas as indústrias, a de telecomunicações acredita em alta de até 21% até 2022. O setor menos impactado deve ser o Químico, com aumento de 2%.

“Normalmente as pessoas apenas pensam que a Inteligência Artificial crescerá substituindo humanos. Mas na verdade ela vai aumentar valor e permitir a criação de novos bens, serviços e inovações”, disse no estudo David Autor, professor de Economia do MIT.

Leia também
4 Ações para preparar o ambiente de trabalho para a transformação digital