Inovação é o grande motivo do crescimento das franquias

A afirmação é baseada na pesquisa da ABF, que coloca a inovação de processos, serviços e produtos como grande diferencial no ganho de mercado das franquias

Crédito: Shutterstock

A prévia do desempenho do setor de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising, indica crescimento de 8% em faturamento para o setor em 2017. Segundo a nova pesquisa da instituição, a Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, 50,7% das franquias aumentaram sua participação no mercado e 43,1% registraram aumento de rentabilidade.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Para 79,4% das empresas que participaram da pesquisa, a inovação foi responsável, plena ou parcialmente, pela ampliação da participação no mercado. Do total de franquias, 91% afirmam ter investido em atividades inovadoras.

A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com a CNS e abrange os anos de 2014 a 2016.

Tamanho do mercado

A inovação é apontada como responsável por três quartos do ganho de mercado do setor de franquias, que fechou 2017 com um faturamento estimado de R$ 163 bilhões, com aumento de 2% no número de unidades, que chegam a 145 mil.

O número de redes, porém, diminuiu, apontando para uma concentração no mercado. Em 2017, estima-se que o número de redes tenha retraído 6% com o fechamento de 2,8 mil unidades. O mercado registrou aumento de 1% no número de empregos gerados.

Desempenho para 2018

O faturamento da rede nacional de franquias em 2018 deve crescer de 9% a 10%, com um amento de 3% no número de unidades e a manutenção no número de redes. O setor deve empregar 3% a mais de mão de obra ao fim deste ano.

Leia mais:

Setor de franquias tem menos marcas, mas deve fechar 2017 com R$ 163 bi de vendas