Rede da Walmart desiste da Black Friday

Ação de marketing semelhante rendeu à rede REI um prêmio Cannes em 2015, quando a empresa fechou todas as suas lojas nos Estados Unidos

Crédito: Shutterstock

No caminho inverso de tudo que está acontecendo no varejo mundial, a ModCloth decidiu fechar seu site na próxima sexta-feira, em plena Black Friday. O dia é o de maior movimento no comércio americano. A rede de presentes e roupas fez sucesso vendendo peças em estilo vintage e pertence à Walmart desde o início deste ano. Na sexta-feira, todos os funcionários receberão um dia de folga.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Em mensagem em sua fan page no Facebook, a marca avisou seus seguidores que no dia 24 de novembro o site será fechado para a continuação das comemorações do Dia de Ação de Graças, celebrado na quinta-feira. O comunicado pede ainda que os seguidores apontem algum projeto ou causa que mereça receber 4,5 mil dólares.  Além dessa ação, a ModCloth também anunciou doação no valor de mais de 5 milhões de dólares em mercadorias para a Dress for Success, uma organização internacional destinada a ajudar as mulheres a se recolocarem no mercado.

Abstinência na Black Friday

O portal Chain Store Age divulgou uma declaração da vice-presidente e diretora de Marketing da ModCloth, Nicole Haase, em que a executiva afirma que a rede quer fazer algo diferente e resgatar o sentido do Dia de Ação de Graças. “Esta época do ano é sobre amigos, familiares e outros que passam necessidade”, disse Haase.

A iniciativa da ModCloth não é inédita. A rede de varejo americano REI anunciou, pelo terceiro ano consecutivo, que fechará suas 151 lojas e não efetuará vendas on-line na próxima Black Friday. Em 2015, a rede americana de varejo ganhou o prêmio de melhor campanha publicitária ao fechar pela primeira vez todas as suas lojas e divulgar uma lista de coisas legais a fazer ao invés de gastar.