Com e-commerce, exportações de pequenas e médias crescem

Estudo da FedEx Express mostra que ferramenta tem auxiliado empreendedores a ganhar o mercado internacional. Veja

cred: Shutterstock

O e-commerce tem sido fundamental para pequenas e médias brasileiras a ganhar mercado internacional. É o que mostra pesquisa da FedEx Express.

Segundo a pesquisa, as transações realizadas por essas empresas pela internet para fora do País já respondem por 33% do faturamento das PMEs em 2015, ficando acima da média global mensurada, de 26%.

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Ao todo, a pesquisa mostra que 89% dos pequenos e médios empreendedores brasileiros que exportam seus produtos, vendem ao exterior pela internet. A média global é de 80%.

“Estes dados mostram que os pequenos e médios empresários brasileiros se preocupam em atender às novas expectativas dos consumidores e o faturamento gerado nos últimos doze meses reflete o sucesso da aposta no e-commerce, m-commerce e transações nas redes sociais – já representando um terço dos resultados”, afirmou, em nota, Denise Thomazotti, gerente de Marketing da companhia no Brasil.

Mobile também facilita as exportações
Segundo o estudo, das companhias que utilizam o e-commerce como ferramenta de vendas, 81% também estão no m-commerce – canais de vendas por celular ou dispositivos móveis, seja com um site responsivo ou um aplicativo próprio – e 86% delas usam as redes sociais como plataforma comercial.

Do faturamento médio de R$ 3,5 milhões gerados por exportações via e-commerce, o m-commerce e as plataformas de vendas em redes sociais foram responsáveis por 29% e 30%, respectivamente

Expectativas
Entre setembro de 2015 e 2016, 27% dos entrevistados perceberam um aumento médio de 33% em suas exportações, enquanto 51% apresentaram estabilidade nessas operações e os demais 22% encontraram uma queda média de 27% neste mesmo período.

Os principais motivos para o crescimento destas companhias foram: novos produtos no mercado (51%), o câmbio favorável à empresa (41%) e expansão em novos países/mercados (36%). Já as principais razões para a diminuição foram: aumento dos custos de produção (49%), aumento nos custos de transporte (43%) e câmbio desfavorável à empresa (36%).

Das 600 empresas consultadas, 55% esperam crescer suas exportações, em média, 27% neste período, enquanto apenas 8% delas disseram que reduzirão suas vendas para o mercado externo no mesmo espaço de tempo. Estas PMEs preveem queda média de 26%.

De maneira geral, o País tem uma tendência de exportar dentro da própria América Latina, já que 68% dos entrevistados disseram ter negócios na região. O destino principal no continente é a Argentina (54%), seguido por Chile (37%) e Uruguai (36%).

Fora da região Latina, os Estados Unidos recebem produtos de 34% das empresas consultadas, enquanto Portugal e Alemanha também são grandes mercados consumidores, alvos de 31% e 26% das PMEs, respectivamente.