16 Prioridades do varejo para o crescimento futuro

Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016 mostra os pontos onde o setor quer investir para crescer no futuro. Confira quais são as estratégias do setor

cred: Shutterstock

O que fazer para crescer? Na hora de fazer o planejamento estratégico, o varejo tem a frente uma série de fatores a considerar e que influenciam de maneira direta o crescimento da empresa no futuro. O que considerar como prioridade? O CIP – Centro de Inteligência Padrão realizou pesquisa com as maiores redes do País para identificar o que elas consideram os pontos principais para crescimento futuro.

De todos os pontos listados, o desenvolvimento e treinamento dos funcionários foi uma unanimidade entre os entrevistados: 89,7% das redes contempladas no Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016 disseram que essa é o principal investimento a ser feito que promoverá o crescimento futuro.

“O desenvolvimento e treinamento dos funcionários é a principal prioridade das empresas para garantir o crescimento no longo prazo, o que sinaliza o reconhecimento que as companhias têm dado à melhor capacitação de seu quadro profissional em prol dos resultados corporativos”, afirma Eduardo Bueno, economista e analista do CIP, um dos responsáveis pelo Ranking.

A compreensão do comportamento do consumidor vem em seguida, com 82,8% das respostas das redes varejistas. Ao lado dessa resposta, aparece o item Análise de dados do Consumidor, com 75,9% das respostas.

O que o setor tem deixado em última colocação como prioridade de investimento para o crescimento futuro é a expansão internacional – citada por 17,2% dos varejistas.

“Considerando o acelerado processo de globalização e a facilidade cada vez maior de expansão internacional, uma questão relevante é porque este tema está na pauta de tão poucos varejistas no Brasil, quais as principais dificuldades e barreiras encontradas para que esta forma de crescimento seja ao menos considerada e avaliada”, questiona Bueno.

Abaixo, seguem as 16 prioridades do varejo para o crescimento futuro:

 

CIO - Centro de Inteligência Padrão

CIO – Centro de Inteligência Padrão

Acesse o Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016 e tenha em mãos a publicação mais completa e analítica do setor. A publicação é uma parceria do CIP com a Serasa Experian e o Insper.

Preencha este formulário e acesse o conteúdo

Nome Completo

E-mail ( Corporativo )

Empresa

Cargo

Desejo receber as Newsletter do Grupo Padrão e parceiros.

captcha