6 Dicas para se dar bem em um processo seletivo online

Especialista em RH da Vagas.com analisa os principais pontos para os candidatos se destacarem na seleção online – cada vez mais comum entre as empresas

cred: Shutterstock

As fases online de um processo seletivo devem ser encaradas com a mesma seriedade e comprometimento que as presenciais. Essa etapa é extremamente importante e pode garantir uma recolocação no mercado. Para a especialista em RH da Vagas.com, Viviane Candido, as empresas optam por começar os processos de preenchimento de vagas online para economizar tempo e por considerar a triagem mais efetiva.

“Praticamente, todos os processos para preencher uma posição no mercado de trabalho começam na internet e culminam nas entrevistas presenciais. Por isso, os profissionais precisam se dedicar a essa etapa para conseguir uma recolocação profissional”, avalia Viviane.

Veja abaixo seis dicas da especialista para os profissionais se darem bem nas fases online:

1. Fazer a inscrição na vaga certa
Procure aplicar o seu currículo com assertividade, foco e precisão em vagas que, de fato, esteja alinhado como o seu perfil profissional e valores. Evite se inscrever, deliberadamente, em qualquer oportunidade. O recrutador pode considerá-lo sem foco e acabar desconsiderando seu CV de primeira no processo.

2.  Currículo digital
Checar as informações básicas do currículo como telefone, endereço, e-mail, trajetória profissional, entre outros, são de extrema importância para o início do processo. Muitos profissionais cometem esse erro e acabam sendo descartados por inconsistência nas informações.

3. Testes Online
Essa fase deve ser encarada com bastante seriedade e determinação. Os testes online mostrarão o seu conhecimento acerca dos temas técnicos da sua área e dos conhecimentos gerais, além dos testes de idioma. Por isso, obter uma pontuação alta nas avaliações pode trazer um destaque ao candidato e garantir a continuidade no processo de seleção para a vaga pretendida.

4.  Pesquisa
É sempre importante o profissional pesquisar sobre o negócio, o setor, a história e os valores da empresa para a qual está buscando uma oportunidade. Fazer perguntas para o entrevistador (na fase de entrevistas) demostra o quanto você possui visão estratégica, além de destacar o comprometimento com a oportunidade.

5. Entrevista por vídeo
O candidato deve ter o mesmo zelo e cuidado na entrevista por vídeo como se estivesse indo ao escritório do entrevistador. Vestir-se adequadamente para a ocasião é fundamental e imprescindível, afinal, a entrevista por videoconferência é tão formal quanto a presencial. Checar com antecedência a qualidade da conexão com a internet, escolher um local organizado, silencioso e com boa iluminação podem fazer a diferença.

6. Feedback das candidaturas
Uma informação importante para qualquer pessoa que se candidata a uma vaga. Depois de concluídas todas as etapas, as pessoas esperam receber algum tipo de comunicado sobre a participação em um processo. “Não é a Vagas.com ou qualquer outra plataforma de candidatura online a responsável por essa resposta. Quem deve dar um retorno ao candidato é a empresa, pois é ela quem publica a vaga e se torna a responsável pela condução de todo o processo de recrutamento e seleção”, explica Viviane.