Intenção de compra interrompe sequência de quedas

Após apresentar números negativos desde janeiro, índice divulgado pela CNC permaneceu estável:+0,2%

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou, em agosto, leve aumento de 0,2% (120,8 pontos), na comparação com julho e queda de 2,1% em relação a agosto de 2013. O resultado dos últimos dois meses reflete uma estabilidade do índice, após quedas consecutivas desde janeiro deste ano.

No entanto, para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o elevado custo do crédito e o alto nível de endividamento impactam no desaquecimento da intenção de compras a prazo. A análise do acesso ao crédito apresentou queda de 2,8% na variação mensal, menor nível da série histórica e também queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

?É necessário enfatizar que, apesar dos resultados positivos de julho e agosto, a percepção das famílias ainda não está recuperada?, afirma a assessora da Divisão Econômica da CNC, Juliana Serapio. Componentes que formam a análise sobre mercado de trabalho apresentaram leve elevação, após atingir as mínimas das séries apuradas desde janeiro de 2010. O item Emprego atual registrou elevação de 0,5% em relação ao mês anterior, porém apresentou queda de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Já a análise da Perspectiva profissional teve crescimento de 0,8% em relação a julho deste ano e queda de 3,2% em relação a agosto de 2013. A CNC avalia que, embora o desemprego permaneça baixo, existem indícios de enfraquecimento na geração de vagas. ?Os maiores ajustes que poderão melhorar essa situação só deverão ocorrer ao longo de 2015?, afirma Serapio. Previsão para o ano ? Analisando as condições atuais e as perspectivas futuras da economia doméstica, a CNC revisa novamente para baixo a expectativa do volume de vendas do varejo de 4,5% para cerca de 4% em 2014.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio (CNC)


E o consumidor é foco central do maior Congresso sobre relacionamento com o cliente no planeta. Nos dias 9 e 10 de setembro, o CONAREC reunirá milhares de profissionais e lideranças das mais importantes empresas do país para debater conceitos e ideias inovadoras relacionados às melhores práticas de atendimento ao consumidor.

Acompanhe o evento nas redes sociais através da hashtag #Conarec    

E confira os gráficos sobre intenção de compra divulgados pela CNC:


Leia mais:

Experiência do cliente: a mola propulsora da inovação

Relação com empresas precisa ser representativa para o cliente

Empresas e consumidores ainda divergem em relação a sustentabilidade