As 10 marcas mais influentes no Brasil em 2018
Pesquisa IPSOS aponta o Top 10 de marcas mais influentes no Brasil em 2018. Empresas de tecnologia são as mais numerosas e varejo tem representante solitário
Uma pesquisa realizada pelo IPSOS no começo deste ano e publicada agora apontou as dez marcas mais influentes atuando no Brasil em 2018. A pesquisa levou em conta cinco aspectos fundamentais para medir a força de uma marca.
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Os aspectos abordados foram Liderança e inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e, por fim, Engajamento. Apenas a Havaianas está na lista representando o varejo. Confira:
10. Danone
A marca popularizada por seus alimentos lácteos é reconhecida igualmente por sua Liderança e inovação (30%) e pela Confiança que passa para o consumidor (30%). A ampla presença da marca na vida do consumidor corresponde a 24% da força da marca. Responsabilidade social tem 16%. Em engajamento, a Danone não tem representatividade, segundo o IPSOS.
9. Havaianas
O engajamento da Havaianas corresponde a 5% da força da marca. Responsabilidade social tem 13%. Confiança tem 23%. Liderança e inovação (32%) e Presença (32%) são as características mais fortes da Havaianas.
8. Mastecard
A empresa de cartões de crédito tem, como seu ponto forte, a confiança que o consumidor tem nela, representando 32% de sua força. Em seguida, vem presença, com 28%. Liderança e inovação possuem 25% e Responsabilidade social, 15%. Engajamento não possui relevância.
7. Nestlé
A marca suíça de alimentos e bebidas tem seu melhor desempenho em presença, com 35%, seguido por confiança, com 26%. Responsabilidade social corresponde a 20% da força da marca, seguida de perto por Liderança e inovação. Engajamento também não tem relevância, segundo o IPSOS.
6. Netflix
Diferentemente da maioria das marcas, a plataforma de streaming tem muito de sua força no Engajamento, com 27% do total, atrás apenas de Liderança e inovação, com 33%, e empatada com Confiança, também com 27%. Em compensação, o desempenho em Responsabilidade social é zero. Presença completa os marcadores, com 12% de representatividade.
5. YouTube
A plataforma de vídeos on-line tem 43% de sua força em Liderança e inovação. Engajamento corresponde a 29%. Confiança tem 20%. Presença representa 8% e responsabilidade não tem representatividade.
4. Microsoft
A Microsoft não possui representatividade em Presença e Engajamento e concentra sua força em Liderança e inovação (46%) e Confiança (41%). Responsabilidade social corresponde a 13% da força da marca americana no Brasil.
3. Samsung
Confiança é o aspecto principal da marca coreana, com 35% de representatividade. Em seguida, com 24%, está Liderança e inovação. Presença tem 23%. Engajamento, 17%. Responsabilidade social não tem representatividade.
2. Facebook
Apesar de não possuir representatividade quando o assunto é Confiança diante do consumidor, o Facebook chegou ao segundo lugar como marca mais relevante. Seu grande trunfo é Liderança e Inovação, que representa 46% da força da marca. Presença tem 38% e Engajamento, 12%. Responsabilidade social representa 4%.
1. Google
A campeã em influência é o Google e sua grande força está em Liderança e Inovação, com 44% do total. Confiança vem em seguida, com 31%. Presença (14%), Responsabilidade Social (11%) e Engajamento (0%) fecham os marcadores.
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