Saiba qual será a próxima estratégia omnichannel da Amazon

Por: Leonardo Pinto 1.379 views

Como a Amazon usará um meio tradicional do varejo físico para se consolidar no mercado de brinquedos em meio à brecha deixada pela Toys R' Us

cred: Shutterstock

Com um negócio pautado essencialmente em um robusto e eficiente e-commerce, a Amazon entrou no varejo físico por meio da Whole Foods, implementando a loja-conceito Amazon Go, e parece ter gostado de efetuar na prática uma operação omnichannel. Tanto que a varejista norte-americana vai utilizar, durante as férias de verão nos Estados Unidos (entre julho e agosto), um catálogo – modelo tradicionalíssimo do varejo físico – para divulgar os brinquedos que estão à venda em seu marketplace.

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De acordo com a agência Bloomberg, o “estranho” movimento da Amazon faz parte da estratégia da companhia de se tornar um pouco mais parecida com o varejo tradicional, abarcando alguns elementos e transmitindo por uma via trivial a cultura de inovação da marca.

A nova investida da Amazon no mundo físico e com o foco nas crianças também tem relação com a recente derrocada da tradicional marca de brinquedos Toys R’ Us, que fechou suas portas nos Estados Unidos após uma crise sem precedentes.

Para preencher esse mercado, que em décadas era controlado pelas promoções dos famosos catálogos da Toys R’ Us, a Amazon quer reviver essa experiência ao seu modo. Milhões de guias com os brinquedos vendidos no e-commerce serão impressos e colocados nas portas das casas dos consumidores dos Estados Unidos para aproveitar essa época de férias das escolas norte-americanas, diz a Bloomberg.

Quando a Toys R’ Us ainda operava no país, seus catálogos, conhecidos como “Big Books” por causa das mais de 100 páginas de divulgação de variados brinquedos, ainda faziam sucesso no meio infantil mesmo com os conteúdos sendo massificados nos smartphones e tablets.

Agora, varejistas como Amazon e Walmart competem para obter esse gigante market share deixado pela Toys R’ Us. Para acirrar a concorrência, vale até voltar às tradições e usar o papel como meio de divulgação. Eis a nova e, ao mesmo tempo tradicional, estratégia omnichannel da Amazon.

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