Varejistas ampliam promoções de inverno

Por: Leonardo Guimarães 507 views

Descontos chegam a 80% em marketplaces. Além de aumentar a quantidade de produtos, comerciantes também anteciparam ofertas. Explicação está no estoque

As promoções deste inverno vão além de casacos e luvas. Além de antecipar as ofertas, lojistas de todo o País estão aumentando a variedade de mercadorias com descontos. A intenção é vender as peças que já estão no estoque há algum tempo. A proporção de lojistas que consideram que o nível de estoque está acima do adequado é a maior desde dezembro de 2017.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

As liquidações incluem eletroeletrônicos, livros, eletrodomésticos e até brinquedos. A Livraria Cultura oferece descontos progressivos na compra de livros. Além disso, a loja faz promoções-relâmpago, que são válidas apenas na data do anúncio por um período de 10 horas. Já a Fnac oferece descontos de até 80% em games. Os descontos também podem ser vistos nos shopping centers.

Estoques

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que 27,8% dos lojistas consideram que estão com o estoque acima do adequado. A preocupação dos empresários com os itens parados pode explicar as promoções mais agressivas.

Quando a amostra considera apenas o comércio de bens duráveis, a satisfação com o estoque diminui. De acordo com a CNC, 30,7% desses comerciantes avaliam que os estoques estão cheios demais. O número é o maior registrado pela pesquisa desde dezembro do ano passado.

Confiança em queda

A expectativa dos comerciantes pela melhora da economia vem crescendo desde dezembro de 2015, quando o índice que mede a confiança dos empresários ficou abaixo dos 80 pontos. Porém em junho, o indicador teve sua maior variação negativa desde agosto de 2015 e recuou 3,5% em relação a maio. Uma das explicações para a queda na confiança dada pelos comerciantes também foi a insatisfação com o estoque.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.