80% dos americanos esperam que Amazon reduza preço dos remédios

Por: Raphael Coraccini 233 views

Com a compra da PillPack, a Amazon conseguiu acesso ao lucrativo mercado de medicamentos nos EUA. População espera que a gigante do varejo ajude a reduzir os preços no segmento

cred: Shutterstock

Mais da metade dos americanos aprovaram a compra da farmácia on-line PillPack pela Amazon, apontou pesquisa da GlobalData Retail. Outros 24% acharam que a aquisição pode significar algo negativo. Os demais consumidores entrevistados se mantiveram neutros.

Para 79% dos americanos, a grande esperança da presença da Amazon no setor farmacêutico é que ela reduza os preços dos produtos nesse segmento. Cerca de 60% veem como importante a possibilidade de comprar remédios usando a Alexa, serviço de voz da Amazon.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

A pesquisa aponta um porém para a Amazon. Boa parte dos consumidores entrevistados revelaram temores em relação a possível divulgação de dados sobre sua saúde e informações médicas por parte da empresa. O medo não é descabido, já que essas informações, se acessadas por redes de convênios médicos, podem encarecer os serviços de saúde oferecidos à população a depender do perfil do cliente. Essa questão pode afetar diretamente o número de consumidores dispostos a usar ou continuar usando a PillPack.

Com a aquisição da PillPack, a Amazon consegue licença para vender medicamentos nos 50 estados americanos, um dos entraves que havia impossibilitado, até então, a empresa de vender esse tipo de produto.

Lojas físicas e convênios médicos

Os dados também sugerem que muitos consumidores gostam de ter uma loja física para comprar. Segundo Neil Saunders, diretor da GlobalData Retail, em entrevista ao portal Chain Store Age, a Amazon pode driblar essa questão utilizando suas lojas da Whole Foods como pontos de venda físicos também para medicamentos. Saunders afirma que, entre prós e contra, a Amazon tem potencial para se tornar gigante também nesse segmento.

Pouco mais de 40% dos americanos consultados afirmam que não têm certeza se utilizariam o novo serviço da Amazon porque não sabem se ele aceita o convênio médico que possuem. Com relação à venda on-line, 61% afirmam que se sentiriam satisfeitos de receber seus produtos pelos correios. Porém, 58% veem com algum receio o fato de a Amazon usar seus dados.

Leia também: Amazon quer expandir serviço de logística com pequenos entregadores

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.