Como estará o omnichannel no varejo em 10 anos, segundo a Zebra

Por: Raphael Coraccini 7.733 views

A empresa de pesquisa e tecnologia Zebra fez uma pesquisa global para identificar a situação do varejo ominchannel nos próximos 10 anos. Confira os dados

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Um estudo global feito pela Zebra Technologies apontou que 78% das empresas conseguirão entregar seus produtos no mesmo dia até 2023. A entrega em até duas horas será grande maioria daqui dez anos, em 2028.

A pesquisa apontou ainda que 87% das empresas entrevistadas pretendem terceirizar as entregas ou usar serviços especializados de entrega rápida para concluir pedidos específicos até 2028.

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Os dados são do estudo “O Futuro da Operação Omnichannel”, conduzido pela Zebra. Ele analisa como fabricantes, empresas de transporte e logística e varejistas estão se preparando para resolver a questão das entregas com os novos processos e tecnologias.

Para a maioria dos varejistas que têm canal digital (60%), os esforços no ambiente on-line estão concentrados em oferecer entrega no mesmo dia. Quase 45% pretendem contratar uma empresa terceirizada para administrar problemas de devolução dos produtos.

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Hoje, apenas 39% dos entrevistados na cadeia de fornecimento operam no formato omnichannel. A principal dificuldade, para 39% das empresas, está relacionada à redução de pedidos atrasados. Seguida pela alocação de estoques e custos de transporte.

Estoque na loja

Segundo a Zebra, 76% dos varejistas pesquisados usam o estoque da loja para concluir pedidos online e 86% planejam implementar e-commerce com retirada de produtos no ponto de venda já no ano que vem.

Para receber os pedidos on-line, os varejistas estão reconfigurando suas lojas, investindo na modernização dos espaços para funcionar como centros de pedidos on-line, reduzindo o espaço de vendas e acomodando devoluções e cobranças originadas pelo comércio eletrônico.

Cerca de 70% dos executivos varejistas concordam que o setor, cada vez mais, vai transformar seus pontos de venda físicos em centros de recebimento para acomodar os produtos devolvidos. Quase 90% do total vê como algo desafiados o recebimento e acomodamento dos produtos.

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