Setor de franquias consegue cartão junto ao BNDES para agilizar crédito

Por: Raphael Coraccini 2.018 views

BNDES e ABF apostam em cartão para oferecer crédito mais barato e ágil às redes franqueadas nacionais. Saiba mais sobre a iniciativa

Crédito: Shutterstock

O BNDES e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fecharam acordo para ampliação de crédito subsidiado para o setor nacional de franquias. A linha oferecida pelo BNDES é via cartão de crédito e será disponibilizado, por enquanto, apenas para empresas já formatadas.

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A proposta da parceria BNDES e ABF é, via cartão, fornecer crédito descomplicado para os franqueados voltado para soluções do dia a dia, por exemplo, mudanças de layout nas lojas ou mesmo abertura de unidades. “Nosso papel é facilitar o acesso das MPEs. Queremos oferecer produtos para nos aproximar das redes e atender as necessidades com utilidade”, disse o superintendente da área de operações e canais digitais do BNDES, Marcelo Portero, no evento de lançamento do projeto.

O cartão tem como função fornecer crédito descomplicado para os franqueados para a operação do dia a dia. Por exemplo, mudanças de layout nas lojas ou abertura de unidades. Com o cartão, segundo o banco, as redes cadastradas poderão realizar transações, financiando seus empréstimos em até 48 meses a uma taxa de juros de 1,39% ao mês.

Expansão

O cartão BNDES foi lançado há mais de 15 anos e tem como parte de seu grupo de usuários Bob’s, Pearson Casa do Construtor e China in Box. A ideia é dar robustez à linha de crédito via cartão, em especial para PMEs.

Além da expansão para mais redes, a ideia é também é expandir esse tipo de crédito dentro das grandes redes que já fazem uso. “Nós já atendemos 60% das necessidades das franquias com o cartão e podemos chegar a 90%”, ressaltou o administrador do BNDES Yuri Mourão.

O franchising chegou na fonte

Altino Cristofoletti, presidente da Associação Brasileira de Franchising, ressaltou a importância do setor de ter acesso à crédito barato e em maior velocidade, ampliando a participação do setor no financiamento público. “A gente chegou na fonte. Os bancos (de varejo) seguem sendo parceiros, mas conseguimos sensibilizar o BNDES para olhar o franchising de outra forma”, explica.

O presidente da associação aponta ainda sobre a importância de fortalecer o ecossistema de franquias de ponta à ponta. “O BNDES e outros bancos parceiros são muito importantes para o sistema. O cartão é um canal direto para que os franqueados possam abrir seus pontos e tenham acesso a outras soluções para as franquias”, diz Altino.

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