Com menos redes e mais lojas, franquias crescem pelo interior do País

Por: Raphael Coraccini 894 views

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou números relacionados ao setor na abertura da Franchising Expo. Confira

Crédito: Shutterstock

Os setor de franquias tem ganhado pontos de vendas em formatos diferentes dos tradicionais, de lojas e quiosques. É cada vez mais frequente a presença de bandeiras franqueadas em pontos comerciais alternativos como em terminais rodoviários, universidades e terminais marítimos.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

André Friedheim, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), destacou, durante a abertura da ABF Franchising Expo, que até dentro da barca Rio-Niterói há franquias trabalhando. “É preciso tornar os pontos de vendas mais acessíveis, eventualmente menores. Mas é importante que isso seja feito sem que o negócio perca sua essência e sem piorar o nível de serviço” avaliou Friedheim.

Os efeitos da pulverização das franquias contemplam uma redução no número de bandeiras no Brasil em contraposição ao aumento no número de lojas, o que significa que as franquias estão ficando nas mãos de um número menor de franqueados.

Em 2017, a ABF contou 2.845 bandeiras no País, contra 3.039 em 2016, o que representa uma queda de 6%. Porém, o número de unidades no período aumentou 2% e a expectativa da ABF para este ano é que o aumento no número de unidades seja um pouco maior, 3%.

Hoje, quase metade dos municípios brasileiros tem franquias. Os dados deste ano da ABF apontam que 45% das cidades brasileiras têm ao menos uma bandeira de franchising, chegando a 2.492 municípios num total de 5.570.

Menos franqueados, mais unidades

O número de franqueados com mais de uma unidade da mesma franquia aumentou em 2018. Hoje, 84% dos franqueados têm mais de uma unidade. Em 2017, o número era de 74,5%. Há ainda os franqueados multimarcas, que trabalham com mais de uma bandeira. Eles somam 54% do total, segundo dados de 2018 da ABF. Na média, cada franquia tem 50 lojas.

Leia também:

Google capacitará 10 mil empreendedoras brasileiras até o final do ano 

Para Altino Cristofoletti, presidente da ABF, a escalabilidade e a capacidade de expansão do setor via, principalmente, microfranquias, são, hoje, a tônica para atrair novos franqueados. “Nos últimos 3 anos a gente viu se fazer mais presente as redes de franquias exatamente porque atuam em escala. Também é muito constante a presença no interior do País, em grandes pontos de concentração. Em especial por meio das franquias de baixo investimento, as chamadas microfranquias”, destaca o executivo.

A semana do franchising, organizada pela ABF, começou na segunda-feira, 25. A feira começou ontem (27) e se estende até domingo (30).

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.